Auto desenvolvimento

Páginas: 3 (540 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
Narrado em primeira pessoa, o que significa sempre um perigo, o romance é integralmente contado por Bento Santiago que o conduz de maneira parcial e, ainda, leva o leitor a conhecera história pormeio de alinearidade temporal. Ou seja: está aí obtida uma outra armadilha: enquanto quem o lê procura colocar em ordem temporal a narrativa, o narrador vai contando, como quem não quer nada, a suahistória de suposições, ciúmes e desconfianças.Linearmente, a história é a seguinte: Quando Bento Santiago nasceu, a mãe prometeu que o daria como padre à Igreja se ele crescesse saudável ( ela haviaperdido um outro filho, antes dele); o pai morreu em seguida e D. Glória criou o menino entre carinhos e mimos. Na casa, ficaram os adultos e seus problemas: a mãe viúva, ainda bonita, a prima Justina, otio Cosme e n José Dias, um agregado, que tem as falas sempre marcadas por superlativos.

No início da adolescência, ainda em casa porque a mãe hesitava em manda-lo para o seminário, Bentinho seapaixona pela vizinha Capitu, amigos que eram desde a infância. E Capitu se apaixona por ele.Alertada por José Dias, D. Glória resolve mandar o filho ao seminário. Bentinho e Capitu são separados, então,para a grande tristeza de ambos. Mas no seminário, Bento Santiago conhece Escobar Ezequiel, que lá estava para estudar para o comércio, e este lhe sugere que fale com a mãe para pedir ao bispo umatroca: Bentinho deixaria o seminário e D, Glória pagaria a um menino pobre para estudar e ser padre.E assim foi feito. Livre para o amor de Capitu, Bento vai para São Paulo estudar Direito e de lá voltaformado. Casa-se com Capitu no mesmo dia que Escobar casa-se com Sancha, a dileta e querida amiga de Capitu.

Desde o início da narrativa, Bento Santiago encarrega-se de algo detestável: dissiminarno leitor a desconfiança. Para tanto, conta episódios em que Capitu é vista como dissimulada ( o beijo, o jogo do sério...). Cria, a cada capítulo e com genial maestria, a desconfiança do leitor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Auto desenvolvimento
  • auto desenvolvimento
  • auto desenvolvimento
  • Auto Desenvolvimento
  • auto desenvolvimento
  • auto desenvolvimento
  • auto desenvolvimento
  • Auto desenvolvimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!