Auto Da Barca Do Inferno E A Intertextualidade Com O Discurso B Blico

5845 palavras 24 páginas
88
AUTO1 DA BARCA DO INFERNO
E A INTERTEXTUALIDADE COM
O DISCURSO BÍBLICO

Mário Sérgio Batista
Bacharel e licenciado em Letras Português/Espanhol, especialista em Linguagem e Sentido:
Gêneros Discursivos, mestre em Ciências da Religião e doutor em Letras pela Universidade
Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professor de Sociologia da Religião e Teologia Sistemática da Faculdade Cristã Teológica de São Paulo.
E-mail: mariosergiobatista@gmail.com

1

O termo “auto” era a denominação popular dada às representações na Península Ibérica desde o século XIII. Aplicava-se indistintamente às composições dramáticas de caráter religioso, moral ou burlesco. Os autos tinham a finalidade de divertir, de moralizar ou de difundir a fé cristã. O autor era também conhecido como pequena representação teatral, com início na Idade Média, inicialmente de caráter religioso; depois se tornou popular, para distração do povo.
APRESENTAÇÃO

185

RESUMO
O presente artigo se propõe a analisar a intertextualidade da literatura com a teologia na obra Auto da barca do inferno, de Gil Vicente (1999). Procura-se mostrar que Gil Vicente veicula em sua peça a doutrina do juízo final para criticar o comportamento moral da sociedade portuguesa.

PA L AV R A S - C H AV E
Avareza; intertextualidade; juízo final; prostituição; luxúria.

1 . I N T RO D U Ç Ã O
E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo.
(HEBREUS 9:27)

Não se pretende, neste artigo, analisar toda a obra Auto da barca do inferno, mas observar a intertextualidade da literatura com a teologia na peça vicentina.
Houve tempo em que o diálogo da literatura com a teologia era pouco estudado, pode-se dizer quase ignorado, porém, de alguns anos para cá, essa realidade tem sido mudada, haja
186

CIÊNCIAS DA RELIGIÃO – HISTÓRIA E SOCIEDADE
v. 10 • n. 1 • 2012

vista muitos teólogos terem percebido na literatura uma quantidade enorme de temas bíblicos para serem estudados, observando-se assim temas

Relacionados

  • resenha
    178413 palavras | 714 páginas