auto cuidao com diabetes

1270 palavras 6 páginas
AUTOCUIDADODiabetes
Para melhorar a saúde é preciso pensar sobre seu estilo de vida atual e assumir hábitos saudáveis, que podem ser em relação à alimentação, à atividade física, ao lazer ou a outras mudanças que promovam o bem estar e evitem o aparecimento ou complicações de algumas doenças. Isso é o autocuidado: olhar para si, observar e escolher ações e formas para cuidar da sua saúde.
Para que as pessoas possam se cuidar é preciso que estejam motivadas e informadas. Essas orientações são, geralmente, realizadas pelas equipes de saúde, mas também podem ser oferecidas por pessoas próximas, como a família e os amigos. Além disso, outros espaços, como a igreja, a escola, o clube, as associações e a Internet, auxiliam o autocuidado.
O princípio fundamental do autocuidado é que você é o centro de qualquer mudança na sua vida e na sua saúde. Você é a pessoa que mais conhece sua própria situação, sabe o que precisa para se sentir bem, o que ajuda ou atrapalha os processos de mudanças.
Os profissionais de saúde podem e devem orientar, auxiliar e acompanhar as pessoas nesse processo. Sempre que precisar, procure ajuda na sua Unidade Básica de Saúde.
Quais as medicações para o tratamento do Diabetes fornecidas pelo SUS?
As medicações que podem ser distribuídas através do SUS para o tratamento do Diabetes estão listadas na Relação Nacional de Medicamentos, uma lista que é revista e atualizada a cada 2 anos e onde estão incluídos todos os medicamentos essenciais para cuidados básicos para o controle do Diabetes e da Hipertensão Arterial, com a colaboração do governo federal, Estados e Municípios. Nessa lista, são incluídos os medicamentos de acordo com as evidências científicas comprovadas até o momento. Estados e Municípios têm liberdade para incluir outros medicamentos em listas específicas, considerando particularidades locais. Veja na tabela a seguir alguns desses medicamentos.

Para usuários com diabetes e que fazem uso de insulina, o Ministério da Saúde

Relacionados

  • Faculdade
    3766 palavras | 16 páginas