autismo

Páginas: 4 (921 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O autismo é uma deficiência e não uma doença mental. 
Existem várias definições de autismo.
Autismo é:
 um problema neurológico ou cerebral que se caracteriza por um decréscimo da comunicação edas interacções sociais
 uma desordem psiquiátrica em que o indivíduo se recolhe dentro de si próprio, não responde a factores externos e exibe indiferença relativamente a outros indivíduos ou aacontecimentos exteriores a ele mesmo. (New Lexicon Webster's Encyclopedic Dictionary - 1991)
 uma desordem desenvolvimental vitalícia com perturbações em "competências físicas, sociais e delinguagem". (Sociedade Americana de Autismo)
 uma deficiência mental específica que afecta qualitativamente as interacções sociais recíprocas, a comunicação não-verbal e a verbal, a actividade imaginativa ese expressa através de um repertório restrito de actividades e de interesses.(Frith, U. 1989)
 
 
Desde a década de 40 até aos anos 60, de modo geral, acreditava-se que um indivíduo autista tinha odesejo consciente de não participar em qualquer interacção social. Actualmente, porém, sabe-se que tal isolamento não resulta de qualquer desejo ou vontade consciente e ocorre, pelo contrário, nasequência de alterações neurológicas e bioquímicas que têm lugar no cérebro.

A certa altura, pensou-se que na origem desta desordem estaria uma falta de ternura e de calor humano por parte dosprogenitores. Sabe-se agora que tal não é verdade, uma vez que o autismo não é causado por factores de ordem psicológica. 
 
Assim sendo, com a experiência das escolas ligadas a associações de pais em todo omundo, as crianças com autismo são educadas adequadamente por pais e profissionais em conjunto. Os métodos utilizados baseiam-se, em grande parte, nas terapias comportamentais.
 

 
Como oautismo se processa ao longo da vida?

 
O autismo não pode ser diagnosticado apenas a partir de um só sintoma, é necessário que estejam presentes simultaneamente os sintomas principais o que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Autismo
  • Autismo
  • Autismo
  • Autismo
  • autismo
  • AUTISMO
  • Autismo
  • autismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!