AUSTRALIAXBRASIL

418 palavras 2 páginas
Desde 2012, o PIB da Austrália cresce mais do que o brasileiro. Neste ano, a economia australiana deve registrar expansão de 3,1%, enquanto a brasileira deve aumentar apenas 0,3%, menos do que a zona do euro em crise, segundo previsões da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Entre os países do G20 (grupo que reúne os países mais ricos), a Austrália só deverá crescer menos do que a China, Índia, Indonésia e Coreia do Sul em 2014.
Nos próximos dois anos, segundo previsão da OCDE, o PIB da Austrália deverá continuar crescendo a taxas superiores às do Brasil (1,5% em 2015 e 2% em 2016).
Como o Brasil, a Austrália desfrutou de um longo período de preços internacionais favoráveis e de forte aumento da demanda de algumas matérias-primas consideradas chave, como o minério de ferro.
Existem duas razões que explicam o bom desempenho da economia australiana apesar da queda nos preços internacionais de algumas commodities, disse à BBC Brasil Phil Hemmings, economista sênior da OCDE, especialista nesse país.
Leia mais: Número de pobres no Japão cresce; brasileiros também vivem apuros.
"O crescimento das exportações australianas em termos de volume deve se manter sólido em parte devido a grandes projetos de investimentos para aumentar a capacidade produtiva", afirma.
O "Grupo dos Vinte" representa dois terços da população mundial, 85% do do PIB global e mais de 75% do comércio mundial.
O grupo começou em 1999, depois da crise financeira na Ásia, como uma reunião anual para ministros da Economia e diretores de bancos centrais, antes de se transformar e incluir também os líderes dos países na reunião de 2008, depois da crise financeira mundial.
As reuniões do G20 visam o aprofundamento da cooperação econômica e o fortalecimento da economia global.
O grupo é formado por 19 países e a União Europeia.
Em cada reunião o país anfitrião convida países que não são membros. Para 2014, a Austrália convidou a Espanha, Mauritânia, Senegal, Nova Zelândia, Mianmar

Relacionados