Austrália

Páginas: 7 (1647 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2012
Extensão e Colonização da Austrália
Localizada na Oceania, com a maior área continental do mundo, banhada pelo Oceano Índico e Pacífico, a Austrália com 7.690.000 quilômetros quadrados de extensão superficial, é considerada o continente australiano ou continente ilha por estar rodeada de água.
A Austrália é formada por seis estados, são eles: Tasmânia, Queensland, Nova Gales do Sul, Victoria,Austrália do Sul e Austrália Ocidental, sua capital é Canberra e a cidade mais populosa é Sydney.
Os ingleses e a Austrália
Antes da colonização, a Austrália era habitada por tribos aborígenes, povos nativos que se encontravam espalhados por toda a região e cujas pesquisas revelam que viviam lá a mais de 60 mil anos. Apesar de ter sido avistada no período das grandes navegações, a Austrália foidesprezada pelos primeiros navegantes supondo que nada de bom poderia ser encontrada nessas terras e servindo como cadeia para Inglaterra, foi invadida em 1770 pelo capitão James Cook, em nome do Rei George da Inglaterra, batizando o território como “Nova Gales do Sul”. Em 26 de janeiro de 1788, chegaram ao porto de Sydney, 11 navios com 1.500 pessoas, metade delas condenados. Até 1868, 160.000homens e mulheres foram levados para a Austrália como condenados.
No início de 1790, colonizadores começaram a chegar, e o povo aborígene deslocado pela nova colonização, sofreu ainda mais. Essa desapropriação de terra e as doenças que causavam mortes prejudicaram as práticas tradicionais e os estilos de vida.
Colonizadores
Até 1820, as terras foram sendo transformadas em fazendas e as notíciassobre as terras baratas e bastante trabalho traziam mais e mais migrantes da Grã-Bretanha. Colonizadores invadiam cada vez mais os territórios aborígenes, em busca de água e pastos.
Ouro, migrantes e rebelião
Descoberto em Nova Gales do Sul (New South Wales) e em Victoria em 1851, o ouro atraiu milhares de homens e mulheres aventureiras, das colônias, e também, exploradores chineses. EmVictoria, o governador britânico tenta impor a ordem, uma licença mensal e soldados de mão pesada, em resposta à sangrenta luta antiautoritarismo da barreira de defesa de Eureka (1854). O ouro e a lã trouxeram investimentos a Melbourne e Sydney, que em 1880, elas já eram cidades modernas e cheias de estilo.
Austrália, uma nação
Em janeiro de 1901, os seis estados australianos se tornaram uma nação sobuma única Constituição. Uma das primeiras ações do novo parlamento nacional foi aprovar a legislação, que restringia a migração principalmente de europeus, essa política foi desmantelada após a Segunda Guerra Mundial.
Os australianos vão à guerra
A Primeira Guerra Mundial contou com quase 400.000 homens australianos, deixando mais ou menos 60.000 mortos e dezenas de milhares feridos. Em 1920chega à Austrália novos carros, jazz e cinemas.Em 1929, as divisões social e econômica se ampliaram devido a Grande Depressão, falindo, assim, muitas instituições financeiras.
Na Segunda Guerra Mundial, forças australianas contribuíram para a vitória dos Aliados na Europa, Àsia e no Pacífico.
A Austrália cresceu economicamente durante a década 1950, com a construção da nação, como o Esquema dehidroelétricas próximas a Canberra. A exportação de metais, lã, carne e trigo também cresceu.
Moeda
A moeda nacional é o dólar australiano, e as moedas têm valores de 5, 10, 20 e 50 centavos e de um e dois dólares.
Clima na Austrália
É um país de clima temperado durante a maior parte do ano, podendo variar. Os estados do norte têm geralmente clima quente, enquanto os estados do sul têm invernosmais frios.
É um dos continentes mais secos do mundo, com precipitação menor que 600 mm médio anual.
De dezembro até fevereiro é verão. De março até maio, outono. De junho até agosto, inverno. E de setembro até novembro é primavera.
A capital, Canberra, tem um clima seco e continental com média anual de precipitação de 629 mm. Janeiro é o mês mais quente, com temperaturas máximas médias de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Austrália
  • Australia
  • Austrália
  • A australia
  • Australia
  • Austrália
  • Austrália
  • Australia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!