aurora polar

Páginas: 14 (3317 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
A aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar e a poeira espacial encontrada na via láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre.1 Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal (nome batizado por Galileu Galilei em 1619,2 emreferência à deusa romana do amanhecer, Aurora, e Bóreas, deus grego, representante dos ventos nortes). Ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril. Em latitudes do hemisfério sul é conhecida como aurora austral, nome batizado por James Cook, uma referência direta ao fato de estar ao Sul.3

O fenômeno não é exclusivo somente à Terra, sendo também observável em outrosplanetas do sistema solar como Júpiter, Saturno, Marte e Vênus.4 Da mesma maneira, o fenômeno não é exclusivo da natureza, sendo também reproduzível artificialmente através de explosões nucleares ou em laboratório.

Índice [esconder]
1 Mecanismo
1.1 Aurora polar terrestre
1.2 Aurora artificial
1.3 Aurora em outros planetas
2 Histórico de pesquisas
3 O fenômeno na cultura popular
3.1 Sons daaurora
3.2 Aurora no folclore
3.3 Aurora na mídia
4 Galeria
5 Referências
5.1 Referências extras
6 Leitura adicional
7 Ver também
8 Ligações externas
8.1 Galeria de imagens
Mecanismo[editar | editar código-fonte]
A aurora aparece tipicamente tanto como um brilho difuso quanto como uma cortina estendida em sentido horizontal. Algumas vezes são formados arcos que podem mudar de formaconstantemente. Cada cortina consiste de vários raios paralelos e alinhados na direção das linhas do campo magnético, sugerindo que o fenômeno no nosso planeta está alinhado com o campo magnético terrestre. Da mesma forma a junção de diversos fatores pode levar à formação de linhas aurorais de tonalidades de cor específicas.


Aurora austral registrada às 22:50 (hora local) em Lakes Entrance,Victoria, Austrália
Aurora polar terrestre[editar | editar código-fonte]
Ficheiro:Aurora Borealis from Expedition 6.ogg
Aurora boreal vista da Estação Espacial Internacional
A aurora polar terrestre é causada por elétrons de energia de 1 a 15 keV, além de prótons e partículas alfa, sendo que a luz é produzida quando eles colidem com átomos da atmosfera do planeta, predominantemente oxigênio enitrogênio, tipicamente em altitudes entre 80 e 150 km. Cada colisão emite parte da energia da partícula para o átomo que é atingido, um processo de ionização, dissociação e excitação de partículas. Quando ocorre ionização, elétrons (eletrões) são despejados do átomo, os quais carregam energia e criam um efeito dominó de ionização em outros átomos. A excitação resulta em emissão, levando o átomo aestados instáveis, sendo que estes emitem luz em frequências específicas enquanto se estabilizam. Enquanto a estabilização do oxigênio leva até um segundo para acontecer, nitrogênio estabiliza-se e emite luz instantaneamente. Tal processo, que é essencial para a formação da ionosfera terrestre, é comparável ao de uma tela de televisão, no qual elétrons atingem uma superfície de fósforo, alterando onível de energia das moléculas e resultando na emissão de luz.

De modo geral, o efeito luminoso é dominado pela emissão de átomos de oxigênio em altas camadas atmosféricas (em torno de 200 km de altitude), o que produz a tonalidade verde. Quando a tempestade é forte, camadas mais baixas da atmosfera são atingidas pelo vento solar (em torno de 100 km de altitude), produzindo a tonalidade vermelhoescura pela emissão de átomos de nitrogênio (predominante) e oxigênio. Átomos de oxigênio emitem tonalidades de cores bastante variadas, mas as predominantes são o vermelho e o verde.

O fenômeno também pode ser observado com uma iluminação ultravioleta, violeta ou azul, originada de átomos de nitrogênio, sendo que a primeira é um bom meio para observá-lo do espaço (mas não em terra firme,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aurora polar
  • Auroras polares
  • Aurora Polares (boreal)
  • Aurora
  • Aurora
  • Aurora
  • aurora
  • polar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!