aunditoria

1764 palavras 8 páginas
AUDITORIA FINANCEIRA

Conceito de Auditoria

Auditoria tem a sua origem no verbo latino audire o qual significa “ouvir” e levou ao aparecimento da palavra auditor, como sendo aquele que ouve, o ouvinte. Isso porque nos primórdios da Auditoria os auditores tiravam as suas conclusões com base nas informações verbais que lhes eram transmitidas.

Objecto e Objectivo de Auditoria

Objecto tem a ver com o assunto a investigar ou pesquisar.

Objectivo tem a ver com o fim a atingir com a investigação.

Auditoria Financeira tem como objecto as asserções subjacente às Demonstrações financeira (Balanço e Demonstração de Resultados por natureza e por funções) e como objectivo a expressão de uma opinião sobre essas por parte de um profissional competente, independente e imparcial.

Evolução histórica do Objectivo da Auditoria

Durante o séc. XIX entendia-se que o principal objectivo da auditoria era detecção e prevenção de erros e fraudes.

Essa ideia continuou a vingar até ao início do Sec. XX, quando passou-se a relegar esses objectivos como primários e aceita-los como secundários. Onde o principal objectivo da auditoria passou a ser de averiguar ou verificar as reais condições das demonstrações financeiras.

Onde se referiam que o objectivo de uma auditoria de demonstrações financeiras é “a expressão de uma opinião sobre se ou não estas demonstrações apresentam uma imagem verdadeira e apropriada do estado de negócios da empresa a data do balanço e dos seus resultado do ano financeiro, tendo em atenção a lei e as convenções do país no qual a empresa esta registada”.

Por outro lado, já neste século, a ISA refere que “o objectivo de uma auditoria as demonstrações financeiras é o de permitir que o auditor expresse uma opinião sobre se as demonstrações financeiras estão preparadas, em todos os aspectos materiais, de acordo com uma estrutura conceptual de relato financeiro aplicável.”

Evolução histórica da Auditoria no Mundo

Por volta do ano 4.000

Relacionados