AulaVirtual327 04 2015

266 palavras 2 páginas
Aula Virtual 3 – Introdução à Sociologia Turma K
Nomes dos integrantes da equipe (até quatro pessoas):
_Gabriella de Oliveira Esteves – 110118995 ___________________________________________
1. De acordo com Marx e Engels, no “Manifesto Comunista”, a história de todas as sociedades tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo; patrício e plebeu; senhor e servo; ou seja, opressores e oprimidos. Estes, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta. Como Marx define a luta de classes na sociedade moderna? (0,15 pts)
A rivalidade entre burgueses e proletários é o objeto central do estudo da luta de classes na sociedade moderna. Este antagonismo possui uma forma de opressão diferenciada das anteriores, focando mais o dinheiro, a sobrevivência em razão do suor, não só do homem, mas de toda a família.

Marx também explora o conceito de globalização, ou, em suas palavras, mercado mundial, o qual a indústria moderna se estabiliza e ganha poder além de suas fronteiras iniciais. Dessa forma, esta nova luta de classes contribuiu para a formação de centros urbanos, centralização do poder e desqualificação do âmbito rural, fazendo do proletariado uma mercadoria barata e substituível.

2. Qual deveria ser o objeto de estudo da Sociologia, segundo Max Weber? Após defini-lo, cite os tipos existentes do mesmo. (0,15 pts)
Resposta

3. Em comparação entre os três autores clássicos da Sociologia (Durkheim, Weber e Marx), explique, em linhas gerais, a perspectiva de abordagem da sociedade que os diferencie entre si. (0,20 pts)

Durkheim: Sociologia como ciência, regras para estudo da sociedade; obejto claro de estudo;
Weber: tipificação?
Karl Marx: luta de classes; mais valia;

Relacionados