AulasPScomunitaria

4782 palavras 20 páginas
CAMPOS,R.H.deF.(org.). Psicologia Social Comunitária: da solidariedade à autonomia. 9ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
Síntese: Prof. Gerson Heidrich – psicopiq@usp.br
Introdução - ( p.9-34)
Comunidade: lugar em que grande parte da vida cotidiana é vivida.
- Anos 60: a utilização de teorias e métodos da psicologia em trabalhos em comunidades de baixa renda foi denominada “Psicologia Comunitária” ou “Psicologia na comunidade”. Visava deselitizar a psicologia e melhor as condições de vida da população trabalhadora (favelas, associações bairro, bairros populares etc.)
-Anos 70: reação à opressão política e dominação econômica e ideológica do período militar.(Silvia Lane)
-Anos 80 e 90: a psicologia na comunidade passa à psicologia da comunidade, tomando como unidade de análise o grupo comunitário, e a psicologia comunitária, que toma como objeto de análise o sujeito construído sócio-historicamente.
- A busca do desenvolvimento da consciência crítica, da ética da solidariedade e de práticas cooperativas ou mesmo autogestionárias, a partir da análise dos problemas cotidianos da comunidade, marca a produção teórica e prática da psicologia social comunitária.
- Enfatiza:
a) em termos teóricos: o conhecimento se produz na interação entre o profissional e os sujeitos da investigação;
b) em termos de metodologia: utiliza a metodologia da pesquisa participante. Pesquisador e os sujeitos da pesquisa trabalham juntos em todo o processo.
c) em termos de valores: enfatiza-se a ética da solidariedade, os direitos humanos e a busca da melhoria de vida da população. Compromisso ético político: ético, no sentido de estabelecer condições apropriadas para o exercício da cidadania, da democracia e da igualdade entre os pares; político, ao questionar todas as formas de opressão e de dominação.
Definição de Psicologia Comunitária (Góis, 1993)
Uma área da psicologia social que estuda a atividade do psiquismo decorrente do modo de vida do lugar/comunidade; estuda o sistema de

Relacionados