Aulas

Páginas: 25 (6033 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM CICLOS: ANÁLISE A PARTIR DA ESCOLA IRACI SALETE
Ana Cristina Hammel - UNIOESTE1 hammel.anacristina@gmail.com. Eixo 4: Organização do trabalho pedagógico nas escolas públicas na Educação Básica (projeto político pedagógico, gestão, currículo, avaliação, cultura, políticas de acesso e permanência)

Resumo:O presente trabalho busca analisar a experiência deimplantação dos Ciclos de Formação Humana no Colégio Iraci Salete, o vinculo pedagógico com a educação enquanto formação humana. Apresentamos uma contextualização, do que se entende por formação humana, ou seja, como os sujeitos se formam humanos, aprendem e se desenvolvem , identificando o papel da escola neste processo. Busca-se ainda entender os ciclos enquanto possibilidade concreta deformação dos sujeitos, como forma de superação da escola seriada e na relação entre a necessidade da realidade e conhecimento escolarizado. Palavras-Chave: Educação. Ciclos de Formação Humana. Escola.

Introdução Neste trabalho buscar-se-á definir e conceituar categorias importantes para compreensão da experiência vivida na escola Iraci na organização do fazer pedagógico em Ciclos de Formação Humana.Segundo Martins (2009) as categorias são essenciais para compreensão dos fenômenos e seus nexos com a totalidade, entendida com o conjunto de ações desenvolvidas a partir de um Projeto Político Pedagógico (PPP) que busca uma prática educativa vinculada à emancipação humana. No PPP (2009) da escola encontramos elementos que se constituem em referencias para a formação dos estudantes numa perspectivaprogressista, ou seja, de sujeitos que possam contribuir para a construção da sociedade pretendida e anunciada pelo MST. Assim nosso esforço será descrever a relação possível entre o conceito pretendido e a realidade concreta na opção pela organização em Ciclos de Formação Humana, num espaço onde predomina o modelo escolar pautado na seriação. Nosso ponto de partida será retomar elementos chavesque estão articulados e que em determinados modelos escolares assumem concepções diversas. Neste âmbito para avançar no

1

Professora da Rede Estadual de Ensino do Paraná trabalha em escolas do Campo, em áreas de Reforma Agrária desde 2003. Especialista em Educação do Campo, pela UFPR (2008); Licenciada em História (2001) e Pedagogia (2006) pela Universidade Estadual do Centro Oeste –UNICENTRO, estudante do Programa de PósGraduação strictu sensu em Educação, nível de Mestrado, pela Universidade Estadual do Oeste do ParanáUNIOESTE (Turma - 2011).

2

processo de compreensão da formação proporcionada na escola Iraci recuperaremos conceitualmente categorias tais como educação, escola, ensino e conhecimento; formação humana, desenvolvimento e aprendizagem; tempo, avaliação epromoção. Partimos do princípio que em determinadas situações estas categorias assumem diferentes concepções e mesmo e que na práxis pedagógica podem ser resignificados pelos sujeitos no processo e que a escolha determina as gerações que estão na experimentação da práxis. Logo nos primeiros parágrafos do PPP (2009) da escola Iraci é possível o contato com um forte elemento que determina e justifica a opçãodo trabalho pedagógico organizado em Ciclos de Formação Humana, a formação humana, considera-se que a organização da escola atual não vem contribuindo para formação do sujeito necessário a sociedade socialista almejada pelos trabalhadores neste espaço social. Recuperando a história do ser humano percebe-se que este vem constituindo sua humanidade nas relações sociais que desenvolve no decorrer desua vida. A capacidade de trabalho, de planejamento e de vivência coletiva são fatores imprescindíveis neste processo. A educação e, sobretudo a educação escolar no contexto da sociedade moderna, assume uma função essencial neste processo. Num primeiro momento parece redundante falar em educação e formação humana, uma vez que são sinônimos (SAVIANI, 2011). Porém o que nos parece é que está...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aula
  • aulas
  • aula
  • aula
  • aula
  • aula
  • Aula
  • Aula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!