Aulas práticas no ensino de física

Páginas: 6 (1488 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA - PROLICEN

Aulas práticas de Física no Ensino Médio – pós e contras

DEIR PEREIRA TROLIS

Polo: Alegre

2010

Sumário

1- Objetivo 3
2- Justificativa 4
3- Fundamentação Teórica 5
4- Metodologia 7
5- Resultados e Análises 8
6- Conclusão 9
ReferênciasBibliográficas 10

1- Objetivo

Discutir como as atividades práticas no ensino de física podem desenvolver a capacidade de investigação dos fenômenos físicos pelos alunos do ensino médio, relacionando a aplicação do conhecimento científico em diversas situações com o incentivando a criatividade e o consequente interesse pela disciplina de Física.

2- Justificativa

Os alunos, em sua maioria chegam aoEnsino Médio com aversão ao ensino da Física, pois acham que a disciplina é algo difícil de aprender, sem noção de que a Física é uma aplicação real do seu cotidiano. Eles têm a dificuldade de perceber que os fenômenos físicos estão subentendidos nos cálculos matemáticos, isto se deve como os professores aplicam os conteúdos em sala de aula, pois os mesmos ficam presos somente aos livrosdidáticos.
Estes problemas de aprendizagem podem ser minimizados aplicando aulas práticas para ajudar os alunos no desenvolvimento de conceitos científicos, e ampliando sua compreensão sobre os fenômenos que os rodeiam. Despertando assim neles a curiosidade e o interesse pela disciplina, facilitando a aprendizagem das aulas teóricas. Porém, a falta de laboratórios de Física e a falta de materiaisdidáticos adequados nas escolas têm o problema da escassez de profissionais capacitados para ministrar as aulas práticas vem dificultar a preparação destes alunos na área da Física. Pois os mesmos quando não tem capacidade de associar suas aulas teóricas com a prática, tornam suas aulas monótonas ocorrendo assim o distanciamento entre o formalismo e o cotidiano dos alunos.

3- Fundamentação TeóricaAo longo dos anos o ensino de Física tem dado enfoque a diversos elementos relacionados com o papel das atividades práticas e o livro didático, como abordagem dos conteúdos. Esta pesquisa vem fundamentar a dificuldade em que os alunos do Ensino Médio encontram nas aulas de Física, não compreendendo a Física como uma ciência que estuda os fenômenos que acontecem na natureza.Cabe ao professor transformar as idéias, teorias e conhecimentos que os alunos trazem consigo, explorando as atividades práticas, estabelecendo assim um elo entre o mundo da Física com o mundo do cotidiano. Esta dificuldade que os alunos encontram na disciplina de Física, reflete na aprovação do Ensino Médio,está vinculado ao desinteresse devido as aulas serem teóricas sua maioria das vezes, não culpa só do professor por não ter capacitação para aplicar suas aulas prática, mas bem como a falta de material didático e um bom laboratório. Estas deficiências do ensino de Física que é praticado em nossas escolas manifestam a evasão escolar e o alto índice de repetência, e, principalmente no fracodesempenho dos alunos quando colocados diante de situações em que são solicitados a explicitar seu aprendizado. São indicadores importantes desse quadro as avaliações de cunho internacional, como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos Pisa (MEC/INEP, 2000) realizado de três em três anos, que apura o desempenho de estudantes nas diversas áreas, e as de âmbito nacional, como as provas do ExameNacional do Ensino Médio-ENEM. As aulas experimentais devem seguir um processo de ensino aprendizagem, onde o conhecimento deve ser construído pelo aluno (NONENMACHER, 2000). As escolas devem proporcionar ao aluno um ambiente próprio para as aulas práticas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prática de ensino
  • AULA PRATICA I FISICA
  • TRABALHO PRÁTICA DE ENSINO EM FÍSICA 3
  • Resumo: práticas experimentais no ensino de física
  • Didática e Pratica de Ensino-Plano de Aula
  • Aulas práticas como estimulo ao ensino de ciências
  • A importância da aula pratica no ensino de ciências
  • Aula prática um auxilio no ensino aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!