Aulas de geografia e história

Páginas: 10 (2457 palavras) Publicado: 23 de abril de 2011
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................4
2. AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR...........................................................5
3.CONCLUSÃO........................................................................................................14
REFERÊNCIAS..........................................................................................................15

INTRODUÇÃO

O presente trabalho de produção de aprendizagem, tem como tema: “AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃODO CONTEXTO ESCOLAR”, tem como objetivo pesquisar a formação didática e o processo do ensino/aprendizagem das ciências.
A arte de ensinar vai muito além do que apenas passar conteúdos, é necessário, acima de tudo, que possamos ter uma concepção sobre a forma com que esses conteúdos serão abordados para os alunos, principalmente dessas ciências que englobam a troca de informações como um todo.Dessa forma, será abordada o estudo da relação intercultural que acontece na troca de informações dentro da sala de aula, baseado no conteúdo dos livros básicos, bem como as demais informações que são necessárias para o entendimento do que vem a ser o assunto estudado.

2.0 - AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS ECOMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR.

O processo pedagógico engloba várias facetas para o trabalho do professor na relação com o aluno no processo de ensino/aprendizagem. O processo de apropriação do conhecimento e a pedagogia nas práticas culturais possuem uma grande ferramenta dentro de uma perspectiva intercultural.
Para entender o que vem a ser essa perspectiva intercultural, nos atemos naspalavras de Araújo (2010:73), que assim define o termo intercultural:

Entendemos o termo intercultural como adequado para pensar a interação social na sala de aula. Cada pessoa ou grupo de pertencimento possui saberes experimentados em diferentes espaços de socialização. Levam para a escola sua cultura de referência. Quando em comunicação na sala de aula, os diferentes sujeitos culturais lançam-seao diálogo, apropriam-se de saberes outros e, na interculturalidade, na interação entre as culturas, produzem novos sentidos.

Dessa forma, entendemos que a prática pedagógica no cotidiano escolar compreende de forma investigativa, onde é vivida as trocas intersubjetivas, que segundo a mesma autora, essas “promovem a constituição dos sujeitos, uma vez que, nas situações de comunicação, assubjetividades se encontram, se cruzam e se ressignificam”. Assim, estas podem assumir um lugar de destaque nos processos de apropriação significativa de conhecimentos.
Para que possamos nos ater mais a essa perspectiva intercultural dentro da sala de aula, vamos nos reportar nas palavras de ARAÚJO (2010, p.74), que assim explica:

Na didática intercultural, tais oposições são desconstruídas à medidaque a prática educativa se abre para o acolhimento do outro na sua singularidade, para o inusitado, tornando o professor mais capaz de dialogar, por aprender a ouvir e, assim, partilhar conhecimentos.
Segundo essa perspectiva intercultural, a aula não pode ser entendida como dada a priore pelo professor, na posição de autoridade do saber, para ser assimilada pelos educandos passivos, ocupando,assim, o lugar do não saber.

Dessa maneira, a constituição da aula na perspectiva da didática cultural, tem como objetivo a relação do sujeito no processo de aprendizagem, visando, sobretudo, observar os valores culturais, a troca de saberes e, acima de tudo, demonstrar que cada sujeito tem a sua perspectiva sobre certo assunto. Posto que antigamente o professor tinha a figura de autoridade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A sala de aula de geografia e história
  • As aulas de história, geografia e arte no ensino
  • Plano de aula
  • Plano de aula
  • Plano De Aula Matematica E Geografia E Historia Kkkk
  • As aulas de historia,geografia e arte no ensino fundamental
  • As aulas de história, geografia e arte no ensino fundamental
  • A aulas de história ,geografia e artes no ensino fundamental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!