AULAS 01 02 E 03 Ativ 15434

638 palavras 3 páginas
ATIVIDADES DAS AULAS 01, 02, 03.
OBS: O ALUNO DEVE ENVIAR ESTAS QUESTÕES RESOLVIDAS NO PORTFÓLIO – AULA 01

1- Qual a importância da informação para as empresas, em seus respectivos segmentos, no que se refere à vantagem competitiva e perenidade nos negócios?

R: As informações podem ter várias características, ou seja, ela pode ser “onipotente”, pois quem tem informação pode tudo, ou quase tudo, pode ser “onisciente”, ou seja, quem tem informação sabe tudo, ou quase tudo. Pode ainda ser “onipresente”, pois a informação tem o dom da ubiquidade e pode estar em vários lugares ao mesmo tempo, e ainda pode ser inconsumível, pois a informação pode ser reutilizada.

2- Diferencie com suas palavras os termos “dados”, “informação” e “conhecimento”.

R: DADOS: É o conjunto de registros que quando se unificam com qualidade e quantidade e seguem um padrão acabam por se transformar em informação.
INFORMAÇÃO: É a coleta dos significados dos dados, tornando-se uma mensagem que se entendida com clareza torna-se uma informação, caso contrario não passa de dados irrelevantes.
CONHECIMENTO: Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer, é ter ideia ou a noção de alguma coisa. É o saber, a instrução e a informação. Conhecimento também inclui descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos.

3- A empresa pode ser vista como um sistema e suas respectivas funções empresariais como subsistemas. Descreva como ocorre a interação entre as funções empresariais ou departamentos de uma empresa a sua escolha, ou seja, como ocorre a integração sistêmica entre as informações geradas nos departamentos da empresa. (EXEMPLO NA AULA 03)

R: Todos os sistemas de informação atuam e deve interagir entre si, um influenciando e complementando o outro, assim estará visualizando sempre a empresa como um grande processo. Exemplo: Uma nota fiscal-fatura contém dados de venda, que saíram do subsistema de faturamento, onde a quantidade vendida deve ser baixada do subsistema de estoque;

Relacionados

  • revestimentos
    102855 palavras | 412 páginas