aulaPraticaFuncaoPonteiro

674 palavras 3 páginas
Métodos Computacionais 2010/01
Aula Prática – Ponteiros, Funções

1. Escreva uma função chamada de potencia que calcula a potência entre dois números inteiros não negativos (base e expoente) passados como parâmetros e retorna este valor.

2. Faça um programa completo (função main e inclusão dos arquivos de cabeçalhos adequados) que utilize a função potencia. O programa deve ler a base e o expoente e imprimir o resultado.

3. Implemente a função raizes, que calcula as raízes de uma equação do segundo grau, do tipo ax2 + bx + c = 0. Essa função deve obedecer ao protótipo: int raizes (float a, float b, float c, float * x1, float * x2);

onde a, b e c representam os coeficientes da equação, e x1 e x2 são ponteiros para as variáveis onde devem ser guardadas as raízes da equação. A função deve retornar o número de raízes reais que a equacão possui.
Observacões:
(a) Se as raízes forem reais e distintas, a função deve retornar 2.
(b) Se as raízes forem reais e iguais x1 = x2 e a função deve retornar 1.
(c) Se não existirem raízes reais, a função deve retornar 0.
(d) Para o cálculo da raiz quadrada de um número, utilize a função sqrt definida na biblioteca padrão de funções do C. Essa função está definida no arquivo de cabeçalhos math.h e tem o protótipo: double sqrt (double n);

4. Faça um programa completo (função main e inclusão dos arquivos de cabeçalhos adequados) que utilize a função raizes. O programa deve ler os coeficientes da equação de 2º grau e imprimir as raízes caso existam. Se não houver raízes reais, deve ser impressa a mensagem “NÃO EXISTEM RAIZES REAIS PARA ESTA EQUAÇÃO”.

5. Escreva uma função que calcule a soma dos números pares e a soma dos números impares de 0 até um número inteiro n passado como parâmetro. A função deve se chamar somaParesImpares. Use passagem de parâmetros por referência em somaParesImpares para que outra função que chamá-la possa obter as duas somas.

6. Faça um programa completo (função main e inclusão dos arquivos de

Relacionados