Aula6_RR_variáveis

800 palavras 4 páginas
MSA - Aula 6

6.1 Estudo de Repetitividade – Repetibilidade de Sistema de Medição A variabilidade total presente em um conjunto de valores obtidos com um instrumento de medição é resultante da combinação da variabilidade inerente ao processo produtivo (de peça a peça) e da variabilidade de um processo de medição (instrumento e operador). Assim, a partir da lei de aditividade de variâncias :

6.2 Repetitividade - Repetibilidade Repetitividade é a variação nas medidas obtidas com um dispositivo de medição quando usado várias vezes por um operador medindo a mesma característica na mesma peça.
Figura 4.4 – Repetitividade Estima-se σrepe por meio de medições sucessivas da mesma grandeza, realizadas por um mesmo operador, usando o mesmo instrumento e o mesmo procedimento de medição, utilizando a estimativa dada por:

Assim, a repetitividade do instrumento é quantificada por:

6.3 Reprodutibilidade Reprodutibilidade é a variação na média das medidas feitas por diferentes operadores utilizando o mesmo dispositivo de medição medindo características idêntica nas mesmas peças.

Figura 4.5 – Reprodutibiliade

]
A expressão para a estimativa de σrepro sugerida pela norma é:

onde:

, respectivamente, o máximo e o mínimo valor dos resultados médios oobtidos pelos diversos operadores; r, o número de vezes que cada item é medido por cada operador, e n, o número de itens medidos. O fator d2 é obtido da tabela para “tamanho da amostra”

Assim, a reprodutibilidade do instrumento é quantificada por:

Finalmente, a estimativa da capacidade do sistema de medição é dada por R&R , de acordo com a expressão abaixo:

6.4 Adequabilidade do Sistema de Medição

Para avaliar se um sistema de medição é adequado, é preciso comparar sua capacidade, expessa pelo índice R&R, com as tolerâncias da característica de qualidade a ser medida e/ou com a variabilidade do processo.
Em relação à faixa de tolerância especificada em projeto para a característica considerada (LSE –

Relacionados