Aula2e3questosocial 20150302001518

915 palavras 4 páginas
Unidade 1 - A emersão da Questão Social no modo de produção capitalista.
Objetivo: Estimular o desenvolvimento de habilidades e competências que colaborem para discussão e compreensão das manifestações da questão social. Entender o processo de produção e reprodução da questão social na sociedade capitalista. Concepções e determinações sócio-históricas da questão social

É uma categoria histórica cujas determinações sócio-históricas se deram na ordem burguesa no capitalismo moderno do século XIX ( na Europa ) e no século XX ( no Brasil ).

Origem da expressão
Em 1830 – naquele momento já vinculado a classe operária “ Revolução Industrial “.
Mudanças que ocorreram na Europa nos séculos
XVIII e XIX. Substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e uso de máquinas.
Êxodo rural, interesse da burguesia pelo desenvolvimento tecnológico, lucro maior, menor custo e maior produção, localização da
Inglaterra e expansão da produção para outros países. Os trabalhadores começaram a lutar por melhores condições de trabalho.

Concepção de questão social
• Por questão social no sentido universal do termo queremos significar o conjunto de problemas políticos, econômicos e sociais que o surgimento da classe operária impôs no curso da constituição da sociedade capitalista.
Assim ela está fundamentalmente vinculada ao conflito entre capital e o trabalho
( Cerqueira Filho 1989:21)

Outra concepção de questão social
• Fenômeno sócio-histórico que no Brasil tem suas raízes em tempos remotos e se expressa na forma de lutas sociais contra a servidão indígena e a expropriação do negro. Contemporaneamente está representada pelas contradições da sociedade de mercado na sua fase monopólica e neste contexto expressa a luta de classes contra os antagonismos e as desigualdades sociais por melhores condições de vida e de trabalho, recebendo tratamento de forma (In) diferenciada de acordo com cada contexto histórico e suas diversas formas de manifestação. (Ianni,1991 APUD Silva 2008)

Relacionados