Aula1Imunologia

781 palavras 4 páginas
Propriedades Gerais das Respostas Imunológicas

Histórico
• O termo imunidade é derivado da palavra em latim immunitas, que se referia à isenção de vários deveres cívicos e de processamento legal oferecida aos senadores romanos durante as ocupações do ofício. Os historiadores creditam a Tucídides, em Atenas, durante o quinto século
a. C., ter sido o primeiro a mencionar imunidade a uma infecção que ele chamou "peste" (mas que provavelmente não se tratava da peste bubônica que conhecemos hoje).
• No século XII os chineses observaram que os indivíduos que se recuperavam da varíola eram resistentes a ataques posteriores desta doença. Diante desta observação eles infectaram crianças deliberadamente com a varíola ao esfregar crostas de indivíduos infectados em pequenos cortes na pele das crianças; aquelas que sobreviviam da doença resultante, ficaram então, protegidas pelo resto da vida.

Histórico

•Em 1798, Edward Jenner, um médico inglês, demonstrou que o material de lesões de varíola bovina poderia ser substituído pelo da varíola humana na variolação. Como a varíola bovina não causava doença grave no homem, o uso desse procedimento reduziu os riscos decorrentes da variolação em níveis insignificantes. A eficácia dessa técnica, denominada vacinação (vacca do latim quer dizer vaca).

• Hieronymus Fracastorius, no seu livro De contagionibus et contagiosis morbis et eorum curatione (1546), foi o primeiro a postular a idéia de que o contagium fosse devido a agentes vivos, criando assim, a doutrina do contagium vivum.

Histórico
• No dia 30 de abril de 1878, foi apresentada à Academia de Ciências de
Paris a sensacional comunicação de Pasteur, Joubert & Chamberland sobre a teoria dos germes. neste trabalho Pasteur, baseado em suas experiências relativas ao carbúnculo e a septicemia pelo vibrião séptico, desenvolve a teoria microbiana da infecção, afirmando que o micróbio visto por Davaine & Rayer (1850) no sangue de animais carbunculosos é o agente daquela infecção,

Relacionados