AULA11AGRESSOESASAUDEFISICAEPSIQUICADOTRABALHADORCONTINUACAO 20150325213802

15359 palavras 62 páginas
2
Custos Humanos e Cargas de Trabalho: carga física, cognitiva e psíquica. O problema das condições de trabalho remete à questão dos custos humanos do trabalho o que se reveste de importância nesta pesquisa devido aos problemas acidentários que se apresentam com os operadores durante a realização da tarefa de microtomia. PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0410925/CA

Conforme Marzale e Rozestraten (1995) as condições de vida e trabalho insatisfatórias no Brasil tornam a relação saúde e trabalho muito problemática. Esta precariedade pode ser observada através da elevada incidência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Guerin LaVille, Daniellou, Duraffourg e Kerguelen (2001), consideram que devido a complexidade das relações entre trabalho e saúde, o estado de saúde de um trabalhador não deve ser considerado independente de sua atividade profissional. Os autores (op., cit, 2001) argumentam que as agressões ligadas ao trabalho não se referem apenas às doenças profissionais e aos acidentes de trabalho. Os mesmos autores comentam que devem ser identificadas aquelas situações de trabalho que solicitam de maneira crítica o organismo, as capacidades cognitivas, ou a personalidade dos trabalhadores para que sejam evitadas conseqüências irreversíveis.
Estes autores ressaltam o valor da análise do trabalho para a identificação dos mecanismos de agressão à saúde do trabalhador, buscando a prevenção e a transformação dos meios de trabalho.
Segundo Guerin et al. (2001) determinadas agressões à saúde não se manifestam de modo perceptível como, por exemplo, fatores de risco relacionados à exposição a radiações ionizantes e os efeitos de certos tóxicos. Tais fatores de risco são reais, mas não são determinantes do modo operatório, bem como, não fazem parte da carga de trabalho, sendo, portanto, necessárias à adoção de medidas eficazes de proteção.

27
Velázquez, Lozano, Escalante e Ripollés (1997) destacam a definição proposta pela Organização Mundial de Saúde, no ano

Relacionados