aula1_tabela_periodica

999 palavras 4 páginas
2

TABELA PERIÓDICA
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PROF:. EQUIPE

01

KL 090310
PROT:
3064

NÚMERO
A T Ô M IC O

S ÍM B O L O
MASSA
A T Ô M IC A

1. INTRODUÇÃO:
Tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. Permite, por exemplo, prever o comportamento de átomos e das moléculas deles formadas, ou entender porque certos átomos são extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes etc.

2. LEI PERIÓDICA:
Vários
cientistas procuravam agrupar os átomos de acordo com algum tipo de semelhança, mas o químico russo Dmitri Ivanovich
Mendeleyev foi o primeiro a conseguir enunciar cientificamente a lei que diz que as propriedades físicas e químicas dos elementos são em função periódica da massa atômica.
Em 1913, o físico inglês Henry G. J. Moseley, constatou um erro em que a Química se encontrava na época por desconhecimento, até então os elementos eram ordenados pela massa atômica. A tabela moderna é ordenada hoje em ordem crescente de número atômico, de acordo com os trabalhos de Moseley.

3. A TABELA PERIÓDICA ATUAL:
Os elementos estão em ordem crescente de seus números atômicos na tabela, onde esta é constituída de sete linhas horizontais denominadas de PERÍODOS e de dezoito colunas verticais chamadas de FAMÍLIAS OU
GRUPOS.

3.1-OS PERÍODOS: Cada fila horizontal da tabela periódica constitui o que chamamos período ou série de elementos. Os elementos de um mesmo período têm o mesmo número de camadas eletrônicas. Existem sete períodos, cada um correspondendo a uma das camadas eletrônicas. PERÍODO
1º(camada K)
2º(camada L)
3º(camada M)
4º(camada N)
5º(camada O)
6º(camada P)
7º(camada Q)

NÚMERO DE ELEMENTOS
Muito curto – 2 H e He
Curto – 8 do Li ao Ne
Curto – 8 do Na ao Ar
Longo – 18 do K ao Kr
Longo – 18 do Rb ao Xe
Muito longo – 32; Cs... (lantanídeos)...Rn incompleto; Fr...(actinídeos)...

3.2 -

Relacionados