AULA04 PORT04 LBI

322 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
INSTITUTO UFC VIRTUAL
DISCIPLINA – LITERATURA BRASILEIRA I
PROFESSORA: TATIANA VIEIRA DE LIMA
AULA 04 – PORTFOLIO 01– POLO FECET - CAUCAIA
DIEGO ALMEIDA DA CUNHA – MARIA XELIANE BARBOSA MARQUES
Imagine que você vai escrever um capítulo introdutório ao Romantismo na literatura brasileira, e seu texto vai começar com uma referência ao famoso prefácio de Magalhães. Você deverá redigir uma paráfrase do texto, entre 250 e 300 palavras, comentando a maneira como Gonçalves de Magalhães aborda cada um dos seguintes tópicos em seu prefácio-manifesto:
• religião;
• patriotismo;
• individualismo;
• história;
• liberdade de expressão.

O romantismo na literatura brasileira teve um grande significado para a valorização da nossa cultura e também devido ao momento histórico pela chegada da família real. Podemos destacar o famoso prefácio de Magalhães considerado um manifesto inicial da ideologia literária romântica no Brasil.
Características românticas marcam sua poesia como a religião sendo um aspecto essencial ao poeta, atribuindo que sem o cunho religioso e moralista seria um verdadeiro veneno, pois a moral foi ensinada pelo filho de Deus que fez todo o universo com grande sabedoria.
Apresentou uma poesia baseada nas impressões dos lugares traduzidos pela imaginação e percepção, onde são poesias vindas da alma e do coração. Possui um estilo poético patriota (indianismo, a natureza) explanando entusiasmo e esperança em Deus e no futuro de nossa nação.
Aqueles que por ventura já sofreu, já sentiu a dor da perda e deparou com as injustiças e misérias humanas certamente há de se identificar com as folhas escritas pelo poeta. Temos o mal do século caracterizado pelo sentimentalismo exagerado sem necessidade de seguir regras de construção, ou regularidade de rimas, pois acredita que cada paixão requer uma linguagem própria e essa liberdade do poeta faz toda diferença.
Traz à liberdade de expressão outrora suprimida,

Relacionados