aula02videoarte 110418231750 phpapp02

939 palavras 4 páginas
FUNDAMENTOS
DO DESENHO

E DA IMAGEM
DIGITAL
Profª Venise Melo/UFMS
AULA02

videoarte vídeo-instalações Tentativa de mapeamento (breve) da produção artística no campo de intersecção entre arte, ciência e tecnologia:
1. Arte em movimento (cinética)
2. Arte e meios de comunicação (videoarte)
3. Arte e computador (Hipermídia ou webart)

Toda arte é feita com os meios de seu tempo.

Por que então o artista de nosso tempo recusaria o vídeo, o computador, a Internet, os programas de modelação, processamento e edição de imagem, a engenharia genética?

Desde suas primeiras experiências, a videoarte sempre esteve marcada por figuras normalmente avessas à comunicação, como o ruído, a distorção, a metamorfose.

APROPRIAÇÃO E SUBVERSÃO DO MEIO

Ao contrário do cinema, A VIDEOARTE não está interessada em encenar uma história, em apresentar uma narrativa, seja ela linear, fragmentada ou labiríntica.

INACABADA
DESCONTÍNUA
FRAGMENTADA
DISPERSA

VIDEOARTE: imagem distorcida, decomposta, suja, sobreposta e desintegrada.

IMAGEM RENASCIDA

Na VIDEOARTE, portanto, é a própria imaterialidade que importa, a imagem não mais como janela para o mundo, mas como realidade em si mesma, como um mundo próprio dotado de matéria, corpo, textura própria. O grande convidado, neste domínio, é o corpo, o sensível, o sentir.

Grupo FLUXUS
O Grupo Fluxus foi um movimento de artistas, músicos, cineastas, escritores liderados por
George Maciunas, que marcou as artes das décadas de 1960 e 1970, influenciadas por
Marcel Duchamp e John Cage.

Livrem o mundo da doença burguesa ,da cultura "intelectual", profissional e comercializada. Livrem o mundo da arte morta, da imitação, da arte artificial, da arte abstrata.
Promovam uma arte viva, uma antiarte, uma realidade não artística , para ser compreendida por todos, não apenas pelos críticos, diletantes e profissionais. Aproximem e amalgamem os revolucionários culturais, sociais e políticos em uma frente unida de ação.
(Maciunas apud WOOD, 2001:23)

Relacionados