Aula02 Tornomecnico 140412022607 Phpapp01

1983 palavras 8 páginas
TORNO
MECÂNICO
Prof. Elton Ricardo

Torno Mecânico
A origem da palavra torno é latina: tornus. Este termo designava a máquina para tornear marfim, madeira etc., originando o sentido de “forma arredondada”, “movimento circular”. É esta a ideia presente em expressões como: em torno de (ao redor de) e letra bem torneada (= bem feita).

Torno Mecânico
Torno mecânico é uma máquina-ferramenta utilizada para executar operações de usinagem cilíndrica externa ou interna e outras operações que normalmente são feitas por furadeiras, fresadoras e retificadoras, com adaptações relativamente simples.

Torno Mecânico
A principal característica do torno é o movimento rotativo contínuo realizado pelo eixoárvore, conjugado com o movimento de avanço da ferramenta de corte. As outras características importantes são o diâmetro do furo do eixo principal, a distância entre pontas e a altura da ponta, que compreende a distância ao fundo da cava, ao barramento e ao carro principal.

Processo de Torneamento

Torno Mecânico

Cabeçote Fixo
Onde está montado a caixa de velocidades e a árvore principal.
O sistema permite estabelecer e fornecer o movimento de rotação da árvore principal.
O número de rotações é estabelecido na caixa de velocidades, podendo ser feito através de sistemas de engrenagens ou correias e polias.

Cabeçote Móvel
É utilizado como encosto ou apoio para montagem entre pontos no torneamento de peças compridas. Para furações é colocado no lugar do contraponto uma ferramenta.
No interior do corpo do cabeçote móvel mostrado há uma haste (mangote) que tem um furo cónico para adaptar a contraponto. Com a alavanca de fixação do mangote aliviada, o contraponto pode ser movimentada longitudinalmente pela ação de um volante manual.

Cabeçote Móvel
Base - desliza sobre o barramento e serve de apoio ao corpo. Corpo - é onde se encontra todo o mecanismo do cabeçote móvel e pode ser deslocado lateralmente, a fim de permitir o alinhamento ou desalinhamento da contraponta. Mangote

Relacionados