Aula01PRIntroduoaRededeComputadoresReviso 20150306170331 1

1338 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO A REDE DE COMPUTADORES
- REVISÃO

Protocolos de Redes

Luciano Rodrigues de Souza

INTRODUÇÃO
As redes de computadores surgiram da necessidade da troca de informações, onde é possível ter aceso a um dado que está fisicamente localizado distante de você.
Consiste em dois ou mais computadores interligados por meio de um cabo ou outros meios, para que possam compartilhar recursos.

INTRODUÇÃO
Rede não é um sistema, mas sim uma ferramenta que permite o melhor compartilhamento de recursos computacionais, quer sejam de hardware ou de software.

Rede é muito mais do que sistema, é uma filosofia.

INTERNET
Quando se fala em redes, não se pode deixar de citar sobre a internet, que é um conglomerado de várias redes, assim, formando uma estrutura importantíssima nas comunicações.
Existem algumas denominações para a palavra internet.
Para KUROSE & ROSS:
“A internet permite que aplicações distribuídas que executam em seus sistemas finais troquem dados entre si (KUROSE & ROSS, 2009)”.
Já a definição de TANEMBAUM para a internet é a seguinte:
“Uma máquina está na Internet quando executa a pilha de protocolos
TCP/IP, tem um endereço IP e pode enviar pacotes IP a todas as outras máquinas da Internet (TANEMBAUM, 2003)”.

INTERNET
Nos dias atuais, a internet pública é uma rede de computadores mundial, ou seja, é uma rede que interconecta milhões de equipamentos de computação ao redor do mundo.

INTERNET
Grande parte deste crescimento se deve às empresas denominadas de provedores de serviços de Internet ISPs – Internet Service Providers
(Provedores de Serviços para Internet). Tais empesas oferecem aos usuários a possibilidade de acessar de seus computadores, ou outros dispositivos finais, acesso à internet e, posteriormente, ao conteúdo de páginas HTTP (Protocolo de transmissão de hipertexto que é executado na camada de aplicação), correio eletrônico, entre outros serviços (TANEMBAUM, 2003).
Os sistemas finais, os roteadores e outros dispositivos da internet
executam

Relacionados