Aula01PCP

301 palavras 2 páginas
Universidade Estácio de Sá Disciplina: Planejamento e Controle da Produção Integrada a Logística
Professora: Carla Castilho

Histórico e Evolução. A evolução histórica do PCP é um assunto pouco encontrado na literatura. O entendimento das mudanças ocorridas no Planejamento e Controle da Produção desde a Revolução Industrial é de profunda importância para que se possa entender o futuro do PCP e da própria Engenharia de Produção. A Produção, vista como um sistema, é um conjunto de recursos humanos, físicos, tecnológicos e informacionais, capazes de transformar entradas em saídas, tangíveis ou não-tangíveis. Pode-se produzir tanto bens, como serviços. Este sistema maior, a produção, pode ser subdividido em subsistemas segundo a ótica e o interesse estabelecidos.
Para que uma empresa possa funcionar adequadamente, ela precisa planejar e controlar adequadamente sua produção. Para isso existe o Planejamento e Controle da Produção (PCP), que visa aumentar a eficiência e eficácia da empresa através da administração da produção.
Pesquisar sobre a Linha de Montagens de Carros, Móveis, Navios etc. Planejamento, Controle da Produção e SI
Planejamento – É a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los através da otimização dos recursos de entrada. Nele procura-se responder perguntas:
1-Como fazer.
2-Quando fazer.
3-O que deve executar para a realização das metas e para que sejam atingidos os objetivos propostos.

Controle da Produção Já o controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que os Planos sejam realizados da melhor maneira possível.

Sistemas de Informações
O Planejamento e Controle da Produção = PCP é um sistema de informações que gerencia a produção do ponto de vista das quantidades a serem elaboradas, de cada tipo de bem ou serviço e o tempo necessário para sua execução.

Relacionados