aula - tema 3 atividade de autodesenvolvimento educação especial anhanguera

Páginas: 5 (1177 palavras) Publicado: 28 de abril de 2014
Introdução

Tanto quanto um direito de cada cidadão a educação é hoje um dever que o estado deve assegurar a todos. A inclusão escolar é um direito pertencente a todos, garantido por lei, sendo destinada a qualquer pessoa. Ela não diz respeito só a pessoas dotadas de alguma deficiência, mas também pessoas excluídas da sociedade por algum tipo de pré-conceitos, como por exemplo, os negros,indiginas, orientais e muitos outros.
As escolas devem estar estruturadas para receber qualquer tipo de pessoa, sendo essa considerada “normal” ou com alguma deficiência, sendo adaptada em seus currículos e avaliações escolares, deve também investir na formação dos professores, para que estes sejam capacitados para quando se deparar com algum tipo de deficiência, possa trabalhar de forma acessívele igualitária para não haver nenhum tipo de excluimento por parte do profesor, esse respeitando qualquer tipo de particularidade.
Ao tomarmos conta sobre os nossos direitos e os deveres que o estado tem perante a educação, é possivel que ao se deparar com algum certo tipo de exclusão, a pessoa busque e lute contra a exclusão mediante á algumas situações.


Desenvolvimento

Segundo areportagem de Caio um garoto de sete anos portador do autismo, ser rejeitado em duas escolas, essas alegando não ter estrutura nescessaria para cuidar de uma criança autista, sua mãe após as buscas encontrou uma escola regular, em que essa é estruturada e adaptada para as suas necessidades.
A escola é um ambiente que deve ser inclusivo, fornecendo oportunidades a todos, o indivíduo sendo portador dealguma deficiência ou não, sendo justa sem nenhum tipo de discriminação.
Não há nenhum respaldo que impessa qualquer criança de ser matriculadas em uma escola regular, as leis que garantem a inclusão já existem há muito tempo, tempo esse suficiente para que escolas e professores ja tivessem sidos capacitados:

No Brasil, o movimento de inclusão surgiu a partir do final da década de 80 einício da década de 90, cujo objetivo inicial era o de fundir o ensino especial com o regular; porém só passou a ser discutida efetivamente após a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, realizada em Salamanca (1994); tendo o Brasil. (...) No Brasil, o movimento de inclusão surgiu a partir do final da década de 80 e início da década de 90, cujo objetivo inicial era o de fundir oensino especial com o regular; porém só passou a ser discutida efetivamente após a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, realizada em Salamanca (1994); tendo o Brasil, entre outros países, firmado o compromisso de reformular seu sistema de ensino, visando à garantia da inclusão, através do acesso de pessoas com necessidades educativas especiais no universo da escola comum, quegarante juntamente com outros documentos o direito de todos à educação de qualidade. (CONCEIÇÃO, 2009)

Não aceitar pessoas na escola com deficiência é crime previsto na lei, em que diz:

Art. 5o  O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmenteconstituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo.   (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

Tendo em mente que a educação é um direito de todo cidadão, a mãe de Caio ao ver esse direito sendo desrespeitado poderia ter recorrido às autoridades locais, para exigir o direito que as normas brasileiras nos garantem. A maioria das pessoas desconhece a amplitudeque esse direito possui, e que faz ligação com os demais direitos humanos. Apesar de saber que possuímos direito a educação, sabemos que esses direitos podem vir a não ser cumpridos. De acordo com Bobbio (1992 apud Dias, [2014] p.8):

Uma coisa é proclamar esse direito outra é desfruta-lo efetivamente. A linguagem dos direitos tem indubitavelmente uma grande função prática, que é emprestar uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aula Tema 3 Atividade de Autodesenvolvimento
  • Atividade Autodesenvolvimento Aula Tema 3
  • Atividade de autodesenvolvimento aula tema 3
  • Atividade de Autodesenvolvimento aula tema 3
  • Atividade de Autodesenvolvimento Aula Tema 3
  • Educação especial
  • Educação especial aula tema 3
  • Aula Tema 02- Atividade de Autodesenvolvimento-Anhanguera 2014

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!