Aula Tema 3 - Atividade de Autodesenvolvimento (o caminho da sustentabilidade)

Páginas: 6 (1438 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2013

ANHANGUERA






LUIZ VITOR DE MENDONÇA ABREU






O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE








SÃO GONÇALO
2013
ANHANGUERA






LUIZ VITOR DE MENDONÇA ABREU






O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE








SÃO GONÇALO
2013









Passo 1: Pontos Importantes

- A noção de sustentabilidade tem duas origens. A primeira, na biologia, por meioda ecologia. Refere-se à capacidade de recuperação e reprodução dos ecossistemas (resiliência) em face de agressões antrópicas (uso abusivo dos recursos naturais, desflorestamento, fogo etc.) ou naturais (terremoto, tsunami, fogo etc.). A segunda, na economia, como adjetivo do desenvolvimento, em face da percepção crescente ao longo do século XX de que o padrão de produção e consumo em expansão nomundo, sobretudo no último quarto desse século, não tem possibilidade de perdurar.

- Na academia, o debate e as interpretações não poderiam deixar de se fazer presentes. Como exemplo, Redclift (1987) considera o Desenvolvimento Sustentável (DS) uma ideia poderosa, enquanto Richardson (1997) chama-o de fraude, pois tenta esconder a contradição entre a finitude dos recursos naturais e o caráterdesenvolvimentista da sociedade industrial. Já O’Riordan (1993), apoiado por Dryzeh (1997), é de opinião que o DS traz em si a ambiguidade de conceitos, como os de justiça e democracia, e que não por isso eles deixam de ser relevantes.

- ... Na sua assimilação pela sociedade, encontra-se a possibilidade da adoção de medidas que venham efetivamente a mudar o rumo do desenvolvimento, levando-o dajaula do crescimento econômico material para a liberdade do desenvolvimento humano, enquanto ampliação das oportunidades (Sen, 2000).
- A ideia de sustentabilidade ganha corpo e expressão política na adjetivação do termo desenvolvimento, fruto da percepção de uma crise ambiental global. Essa percepção percorreu um longo caminho até a estruturação atual, cujas origens mais recentes estãoplantadas na década de 1950, quando pela primeira vez a humanidade percebe a existência de um risco ambiental global: a poluição nuclear.
- ... países do Terceiro Mundo atribuíam ao seu pouco crescimento econômico parte dos problemas ambientais. Portanto, para eles a solução dos problemas ambientais passava pela extinção da pobreza.
- A reunião de Estocolmo se realiza em meio ao impacto provocado pelorelatório do Clube de Roma2 – limits to Growth (Meadows et al., 1972), que propunha a desaceleração do desenvolvimento industrial nos países desenvolvidos, e do crescimento populacional, nos países subdesenvolvidos. Também previa uma ajuda dos primeiros para que os segundos pudessem se desenvolver.
- A avaliação dos resultados da reunião de Estocolmo pela ONU, dez anos depois, mostrou que osesforços empreendidos ficaram muito aquém do neces- sário (Le Prestre, 2000). A consequência foi a formação da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD), dirigida pela ex-primei- ra-ministra norueguesa Gro Harlen Brundtland, cujo relatório de 1987 (our common future) tinha como missão propor uma agenda global para a mudança.
- As contradições entre os países desenvolvidos e osrestantes ficaram ainda mais claras quando os Estados Unidos não assinaram o Protocolo de Kyoto, mesmo após o Intergovernmental Panel for Climate Change (IPCC), em 2007, lançar um comovente alerta sobre os riscos prementes do aquecimento global e a contribuição nesse processo da ação antrópica. O mundo ficou tocado, o governo americano, nem tanto.
- As empresas não se voltarão de forma decisiva parauma produção economizadora de recursos naturais e menos produtiva de carbono. Novas fontes de energia se tornarão acessíveis apenas mediante a aceleração das inovações. A distribuição de riquezas e a igualdade de oportunidades não serão construídas sem embates políticos e pressões sobre os governantes.
- O desenvolvimento sustentável, aparentemente, supõe uma reforma intelectual e moral, para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividade de autodesenvolvimento : O caminho da sustentabilidade : aula tema 3
  • Atividade de autodesenvolvimento aula tema 3: o caminho da sustentabilidade
  • Atividade de autodesenvolvimento
  • aula tema 3 o caminho da sustentabilidade
  • Aula tema 3: o caminho da sustentabilidade
  • Aula tema 3: o caminho da sustentabilidade
  • Aula Tema 3 Atividade de Autodesenvolvimento
  • Atividade Autodesenvolvimento Aula Tema 3

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!