Aula-tema 05: Nova Sociologia da Educação: Sociologia de Norbert Elias

Páginas: 7 (1516 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2013
Aula-tema 05: Nova Sociologia da Educação: Sociologia de Norbert Elias

Norbert Elias (1897-1990) foi um sociólogo alemão que desenvolveu o que se chamou de Sociologia Figuracional. Nessa perspectiva analítica, as figurações sociais foram consideradas resultados das interações sociais; isso quer dizer que o formato de uma sociedade era tido como reflexo das relações entre os homens que acompõem.

Em sua obra, Elias se dedicava à análise das relações e funções sociais, vistas como um conjunto de relações interdependentes, que ligam os indivíduos entre si em uma dada formação. Essa formação, ou melhor, o conjunto de formações, é o que se chama de figuração. Ainda segundo o autor, cada época histórica, cada tipo de sociedade dentro de seu contexto histórico específico, produz umdeterminado conjunto de figurações.

Elias entendia a sociedade como um tecido que liga os indivíduos em uma teia de interdependência que, por sua vez, está em permanente mudança e movimento e assim se reorganiza com frequência. O autor se dedicou à compreensão das relações entre a sociedade e o indivíduo e, para ele, estes não podem ser estudados como se fossem dois fenômenos de existência separada.O autor defendia que a sociedade modela o indivíduo, ou seja, segundo ele, todo ser humano carrega em si um padrão de comportamento social. Em uma sociedade, cada pessoa singular, por mais que seja diferente de todas as outras, possuiria uma composição específica que compartilharia com as demais pessoas que fazem parte da sociedade.

Dessa maneira, Elias trabalhava com os universos simbólicosindividuais, observados na ação social, por meio das manifestações das chamadas configurações ou habitus, que consistem em formulações, muitas vezes, resultantes da interiorização do mundo exterior, uma marca que a sociedade imprime na personalidade, agindo sobre os indivíduos e suas estruturas psicológicas.

Elias se fundamentava no método da análise histórica e defendia as observaçõeshistóricas de longa duração. Na visão dele, as transformações sociais mais significativas ocorreriam somente após longos períodos de tempo, até porque as figurações que os homens formam entre si estão em fluxo quase permanente, ou seja, são processos.

Desse modo, o sociólogo deveria estudar processos sociais de longo curso, pois apenas pesquisando um longo período da história e do modo de viver de umasociedade é que seria possível notar e entender as transformações pelas quais passou essa sociedade e, ainda, como se deu a formação de novos tipos de indivíduos a partir disso.

O próprio Elias colocou essa proposta em prática quando decidiu estudar o que chamou de "O Processo Civilizador". Ao fazer análises em livros de etiqueta social, que iam do século XIII ao XX, Elias apontou que a IdadeMédia foi um período em que passaram a ser criadas regras para a definição dos comportamentos socialmente aceitáveis. Começou, assim, a existir uma crescente valorização de regras a serem seguidas nas relações sociais e nos comportamentos individuais.

Elias observou que os homens medievais passaram por mudanças comportamentais que os tornaram mais refinados e preocupados com a questão doautocontrole de suas ações. Ou seja, à medida que a sociedade passou a controlar e não aceitar mais determinadas condutas, tais indivíduos passaram a se preocupar mais com a maneira de se comportar em público.

De modo geral, os indivíduos passaram a se sentir menos à vontade para fazer certas coisas diante de outras pessoas, sendo que, anteriormente, essas mesmas coisas eram feitas sem pudores. Portanto,se propagaram as noções de embaraço, respeito, delicadeza, discrição, predomínio do racional sobre o emocional, etc. Em vez de fazer apenas o queria e sentia vontade, o indivíduo passou a pensar como, socialmente, o outro reagiria diante daquilo.

Portanto, a espontaneidade cedeu lugar à repressão, passou a prevalecer a importância de um comportamento padronizado e com isso o indivíduo se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aula-tema 05: Nova Sociologia da Educação: Sociologia de Norbert Elias
  • Sociologia Norbert Elias
  • Introdução à Sociologia, Norbert Elias
  • Conclusão da vida de Norbert Elias (Sociologia)
  • Resumo de sociologia processual de norbert elias
  • Aula tema 07: nova sociologia da educação: teoria social de pierre bourdieu
  • Aula-tema 07: Nova Sociologia da Educação: Teoria Social de Pierre Bourdieu
  • Aula-tema 08: Nova Sociologia da Educação: uma Visão sobre Michel Foucault

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!