Aula-tema 03:Enfoques teóricos da Sociologia na Educação de Max Weber

Páginas: 6 (1263 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação
Aula-tema 03: Enfoques teóricos da Sociologia na Educação -
Sociologia de Max Weber

NOME
Rita de Cássia Souza da Silva
RA
7678747458










Atividade de Autodesenvolvimento












Anhanguera Educacional
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina:Fundamentos Sociológicos da Educação
Aula-tema 03: Enfoques teóricos da Sociologia na Educação -
Sociologia de Max Weber










Atividade de Autodesenvolvimento





Atividade desenvolvida para a disciplina Fundamentos Sociológicos da Educação apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (MarianaCoralina do Carmo).




Anhanguera Educacional
2014

“A Sociologia weberiana e a Educação” - Alonso Bezerra de Carvalho


1) Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?

R. A educação é definida pela obra de Weber, como racional e burocrática porqueo professor não leva em consideração a individualidade de seus alunos classificando-os como iguais. Segundo Weber o professor se torna um disciplinador-burocrático, que passa apenas seus conhecimentos, mas não estimula seus alunos a uma reflexão e assim os treina para darem respostas consideradas certas, limitando-os suas opções para uma educação massificada.
R. A crítica que se pode fazer aesse tipo de educação é, esse tipo de educação massificadora, que segundo Weber tem formado homens em especialistas sem espirito e hedonistas sem coração pode-se dizer que é péssimo esse modelo de educação, como se pode formar pessoas sem pensamento reflexivo e questionador manipulados a um sistema que os isenta de sua liberdade e autonomia.

2) Nas visões de Max Weber e, também de AlonsoBezerra de Carvalho, qual o objetivo principal da educação? E qual deve ser o comportamento do professor para que esse objetivo seja alcançado?

R. Segundo Carvalho, Weber defende a Educação carismática, cujo o objetivo não era apenas transmitir conteúdos, mas o de formar por meio de determinados contéudos dando liberdade, autonomia e estimulando nos alunos a reflexão por meio do conhecimento.
R.Segundo Alonso, ao citar a obra de Weber quanto ao comportamento do professor para alcançar o objetivo seria cultivar a neutralidade e compreender o seu papel como o de estimular e dar ferramentas para que os alunos se tornassem capazes de construir suas opiniões próprias. E outro comportamento do melhor professor é:
Uma outra colocação de Weber que vale a pena ser debatida é a de que, para ele ,o melhor professor é aquele que se comporta como um verdureiro, ou seja, ele vende as verduras e cada um faça com elas o que quiser; além disso, para ser bem -sucedido, ele precisa oferecer todas as verduras e não apenas as que ele escolhe ou prioriza. Bem diferente, portanto, do professor que se comporta como um treinador de futebol, como um líder, que "vende" regras válidas para a conduta navida de seus alunos e exige que as mesmas sejam seguidas.
Referencia (http://graduacao.aeduvirtual.com.br/201402/mod/resource/view.php?id=1660)

R. Na visão de Alonso (2006 ,p, 58), o objetivo principal da Educação é:
Do meu ponto de vista, o objetivo principal da Educação é proporcionar aos alunos um conteúdo que incentive a reflexão. Porém, para que isso aconteça, não somente oconteúdo é o bastante, como também a maneira como ele é passado. É preciso que o professor adote uma ética não partidária na sala de aula, ou seja, o professor, ao apresentar um conteúdo, não deve expor a sua opinião, porém, se o fizer, deverá ter a honestidade de dizer que o está fazendo. É necessário que ele incentive o aluno a refletir sobre o que foi apresentado e, então, adote uma opinião...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aula-tema 03: Enfoques Teóricos da Sociologia na Educação: Sociologia de Max Weber
  • 03: Enfoques Teóricos da Sociologia na Educação: Sociologia de Max Weber
  • Enfoques teóricos da Sociologia na Educação: Sociologia de Max Weber
  • Enfoques teóricos da sociologia na educação: sociologia de max weber
  • enfoques teóricos da sociologia da educação
  • Enfoques teoricos da sociologia na educação
  • Aula-tema 01: A Sociologia da Educação e os Enfoques Teóricos da Sociologia na Educação: o Positivismo de Auguste...
  • Aula-tema 02: Enfoques Teóricos da Sociologia na Educação: Sociologia Moderna de Émile...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!