Aula Substancia Branca E Meninges

Páginas: 5 (1170 palavras) Publicado: 17 de março de 2015
Lesão em áreas de motricidade involuntária – perda de qualidade de movimento (tremores, etc)
Núcleo Caudado: falta conteudo
Núcleo Lentiforme: falta conteudo
Núcleo Claustro – lâmina fina localizada próximo do córtex da insula. Faz uma integração das informações: cheiro, textura, cor. Traduz informações visuais.
Núcleo Basilar – (núcleo basal de meynert) tem a ver com Alzheimer e hipocampo.Alzheimer: doença da substancia branca. Diminuição dos neurônios. Há uma diminuição do volume do hipocampo. Possui 3 estágios: 1- redução do núcleo basilar e do hipocampo. (Primeiro sintoma: perda de memoria recente) 2- comportamento emocional (área pré-frontal). 3- Destruição de atividades viscerais.
Núcleos sistema límbico (lesão = transtornos psiquiátricos comportamentais)
Corpo amigdaloide- medo eraiva: São duas amigdalas no lobo temporal bem próxima do polo temporal e próxima também da cauda do núcleo caudado. Sistema límbico. É um centro de alarme para o corpo. Possuiu eferencias (saídas) pelo sistema nervoso autônomo simpático e aferencias (chegadas) de diversas porções viscerais e somáticas do organismo. Quando estimulada eletricamente os animais respondem com agressão.
A visão(sistema somático) reconhece algo que dá medo, no córtex visual ocorre o reconhecimento se é perigoso ou não. O tálamo manda referencias para amigdala (recebe eferencias de varias vias somáticas), depois ocorre reações simpáticas (dilatação de pupila, aumento de batimentos cardíacos, broncodilatação, vasodilatação periférica (luta ou fuga), aumenta a liberação de noradrenalina.
Uso da maconha empessoas com propensão a problemas psiquiátricos (transtornos depressivos, psicose, psicopatia) aumenta 3x a chance de desenvolver os problemas.
Núcleo accumbes – (estriado ventral): prazer e busca de condutas que proporcionem prazer. Liberação do neurotransmissor dopamina – via dopaminérgica. Está relacionado com a busca do prazer e circuito de recompensas. Está dentro da área septal. 3 funções básicas(processos motivacionais para se manter vivo no mundo): fome, sede (se manter vivo) e sexo (perpetuação da espécie e preservação do DNA).

Sistema límbico: várias estruturas do sistema nervoso. Fazem um limbo margeando o corpo caloso. Localizadas na face medial do telencéfalo. Principal função: regular os processos emocionais.
Relacionado com as funções:
Regular o SNA
Regular processosmotivacionais essenciais a sobrevivência da espécie e do individuo (fome, sede e sexo)
Função secundaria: memória e aprendizagem.
Áreas Relacionadas ao sistema límbico: giro do cíngulo, área septal, bulbo olfatório, corpo mamilar, amigdalas, hipocampo, hipotálamo.
Hipotálamo: uma das partes mais ocupadas do cérebro. O hipotálamo é o principal braço executivo do sistema límbico. Desencadeia o componenteperiférico e expressivo dos processos emocionais.
Hipocampo: hipocampo porque lembra o formato de um cavalo marinho. Envolvido com memória. Transforma memoria recente em memoria de longa duração. Todas as situações vividas passam pelo hipocampo e lá é filtrado e consolidado o que é importante. Lesão do hipocampo: perda da capacidade de formar memorias, mas as memorias antigas permanecem intactas.Giro do cíngulo: acima do corpo caloso. Sistema límbico. Envia informações do corpo caloso para o hipocampo.
Área tegmental Ventral: circuito de recompensa.
Circuito de papez: circuito que descreve a conexão predominante entre as estruturas do sistema límbico. Mostra o caminho de transmissão dos impulsos dentro do sistema límbico. Vai do hipocampo até o hipocampo de volta. Este circuito éimportante no mecanismo das emoções e memoria.

Correlações clinicas:
lesões do tálamo: lesões resultam em trombose ou hemorragias (fenômenos vasculares) ou tumores. Os sintomas são sempre do lado oposto porque as vias sensitivas se cruzam antes de chegar ao tálamo. Corpo geniculado medial: audição. Corpo geniculado lateral: visão.
Lesões subtalâmicas: hemibalismo
Glândula corpo pineal: tumores e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Neurociencias
  • Cérebro: substância branca
  • plano de aula branca de neve
  • Aula 02 Meninges E Ventr Culos
  • PLANO DE AULA BRANCA DE NEVE
  • Meninges
  • Meninges
  • Estudo das Substâncias Relatório de Aula Prática Nº 02

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!