DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO NO CONTO "ESSES LOPES" DE JOÃO GUIMARÃES ROSA

Páginas: 19 (4629 palavras) Publicado: 15 de abril de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA – UNISUAM
CURSO PÓS- GRADUAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA, GRAMÁTICA E PRODUÇÃO DE TEXTO.

Vanessa Teixeira de Oliveira (Unisuam)

















DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO NO CONTO “ESSES LOPES” DE JOÃO GUIMARÃES ROSA









Rio de Janeiro,
2013
DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO NO CONTO “ESSES LOPES” DE JOÃO GUIMARÃES ROSAVanessa Teixeira de Oliveira1




RESUMO:

Este estudo tem como propósito a análise das estratégias retóricas e dos tipos de argumentação contidos no discurso utilizado no conto “Esses Lopes” publicado em Tutameia: terceiras estorias de João Guimarães Rosa (1967), mostrando como Flausina, personagem narradora que renega seu nome querendo chamar-se Maria Miss, utiliza recursos persuasivos parajustificar seus atos ante aos conflitos, violências e dificuldades vividos por ela ao longo de sua narrativa. Guimarães Rosa delineia o perfil biográfico da protagonista. Da infância, passa-se aos sonhos e imagens de uma adolescente imersa na pobreza, cedida para os Lopes. O texto encaminha o leitor pelos meandros da reflexão. Nesse sentido nossa proposta de análise aborda os recursos expressivos,sintáticos e persuasivos articulando as ideias explicitas e implícitas no conto.

PALAVRA-CHAVE: Discurso. Argumentação. Recursos. Esses Lopes.


ABSTRACT
This study aims to analyze the rhetorical strategies and types of arguments contained in the speech used in the story "These Lopes" published in Tutaméia: the 3rd stories by João Guimarães Rosa (1967), showing how Flausina, narratorcharacter who disowns his name, wanting to call up Miss Maria, uses persuasive resources to justify their actions before the conflict, violence and difficulties experienced by her throughout her narrative. Guimarães Rosa outlines the biographical profile of the protagonist. From childhood, we pass to the dreams and images of a teenager immersed in poverty, assigned to Lopes. The text directs thereader through the intricacies of reflection. In this sense our proposed analysis addresses the expressive, persuasive and syntactic features articulating the explicit and implicit ideas in the story.

KEYWORD: Speech. Argument. Resources. These Lopes.


1. Introdução

De acordo com Abreu (2001, p.10), “saber argumentar é em primeiro lugar, saber integrar-se ao universo do outro. É tambémobter aquilo que queremos, mas de modo cooperativo e construtivo, traduzindo nossa verdade dentro da verdade do outro”.
Consideramos o fato de que a argumentação está diretamente relacionada ao cooperativismo diferindo da retórica, que é uma relação de imposição doutrinária, amplamente utilizada em discursos religiosos e políticos. Entretanto, nada impede que técnicas retóricas sejam incorporadasa discursos argumentativos, fortificando-os. A retórica não é aplicável a to­dos os discursos, mas somente àqueles que visam a persuadir, o que representa um grande leque de possibilida­des, incluindo nestas o drama e o romance, desde que “de tese”.
As obras literárias em geral são bons exemplos de como se processa a argumentação. Em obras do escritor João Guimarães Rosa, o emprego de técnicaspersuasivas fica bastante evidente, tanto que, em muitos de seus contos ela constitui a base de toda a ação narrativa. O discurso se assemelha muito ao jurídico, transformando-se o leitor em júri e a personagem em réu. O que é observado principalmente em contos cujo discurso é realizado na primeira pessoa do singular, coincidindo personagem e narrador.
De acordo com tais afirmativas, escolhemoscomo foco deste estudo a análise do o conto “Esses Lopes”, integrante da coletânea Tutaméia: Terceiras Estórias (1967), que causou furor no meio literário e dividiu a crítica, porém, fez grande sucesso com o público. Foi o último livro que Guimarães Rosa publicou em vida. Nele está condensada toda sua experiência literária, iniciada em 1946 com a publicação de Sagarana. Nessa obra podemos explorar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do conto "Corpo Fechado" de João Guimarães Rosa
  • João Guimarães Rosa
  • joao guimaraes rosa
  • Conto de guimarães rosa
  • Biografia de joão guimaraes rosa
  • João Guimarães Rosa
  • João Guimarães Rosa
  • Joao Guimaraes Rosa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!