Aula_pratica_ _Max_weber 1

611 palavras 3 páginas
Teoria da burocracia de Max Webber

Criatividade Versus Regulamentação
Em 100 anos de existência, a companhia MK confiou em uma fórmula segura de crescimento: contratar cientistas de primeira linha, fornecer a cada um, um grande vencimento e dar-lhes tempo para fazer o que quisessem. Essa política sempre foi uma das chaves da capacidade de inovação e do sucesso da empresa. Essa capacidade de inovação reflecte-se na estrutura de suas receitas. No ano passado, um terço de sua receita total de vendas foi gerado por produtos que não existiam quatro anos antes.

Assume novo presidente
No começo deste ano, tomou posse um novo presidente, com planos ambiciosos de redução de custos e aumento de facturamento. Algumas semanas depois de assumir a direcção da empresa, o novo presidente anunciou a demissão de 5 mil dos 75 mil empregados. Ele também instituiu um programa de economia na gestão de processos. Uma das providências: a empresa começou a fazer compras globais combinadas, para obter preços mais baixos.
Essas medidas tiveram o efeito de conseguir confiança na nova gestão. Em plena recessão, a empresa tivera bom desempenho. Os resultados financeiros atestavam sua capacidade. A empresa conseguira acumular muito dinheiro. Analistas do mercado estavam optimistas com os planos de longo prazo, embora considerassem que a sua implementação não seria fácil.

Gestão da inovação
A história de inovações de sucesso havia impressionado o novo presidente, mas parecia-lhe insuficiente para implementar seus planos. Ele dizia que, mesmo com orçamento de 1 bilhão de dólares e 7 mil funcionários, o laboratório de pesquisa e desenvolvimento da empresa não seria capaz de gerar o crescimento prometido.
As estratégias do novo presidente corriam o risco de sufocar a elogiada criatividade da MK. Ele e sua equipa executiva já estavam a definir onde o dinheiro de pesquisa e desenvolvimento deveria ser gasto e a estabelecer padrões uniformes de desempenho por toda a empresa. Isso ia contra a

Relacionados