Aula Pr tica n2- Substâncais inflável em compostos orgânicos

651 palavras 3 páginas
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA QUÍMICA ORGÂNICA

Objetivo
O objetivo desta aula prática foi determinar a reação que acontece ao carbono e hidrogênio quando se inflama substâncias combustíveis líquidas e sólidas.
Introdução
Os compostos orgânicos são geralmente combustíveis e os inorgânicos incombustíveis. Existem compostos orgânicos de combustão completa, compostos de combustão incompleta e compostos que só queimam na presença de agentes oxidantes.
Para sabermos se o composto é orgânico ou inorganico basta fazer o teste inflamabilidade. Compostos orgânicos são, geralmente combustíveis .
Outro teste que também podemos presenciar se o composto é orgânico é através da transformação ou destruição dos compostos orgânicos em inorgânicos. Exemplo: Transformação do carbono, C (orgânico) em dióxido de carbono, CO2 (inorgânico).
Substâncias líquidas – Parte I
Materiais
-Funil de vidro -Suporte universal -Cadinho de ferro
-Espátula de inox -Gara -Frasco com algodão
-Pipeta 1 ml
Reagentes
-Substâncias orgânica (SP) -Solução de hidróxido de bário(Ba(OH)2)
-Solução de ácido clorídrico (HCL) -Sulfato de cobre anidro (CuSo4)
Método
Foram colocadas um pequena quantidade (em torno de 2ml) de substância orgânica (SP) em um cadinho de inox. Depois um pequeno pedaço de algodão foi passado no sulfato de cobre anidro e colocado na haste do funil vedando-a. Logo em seguida foi molhado as paredes internas do funil dee vidro com o hidróxido de bário(Ba(Oh)2). O funil ficou sobre o cadinho com a substância SP. Foi inflamado a amostra presente no cadinho.
Substâncias Sólidas – Parte II
Meteriais
-Bico de Bunsen -Pinça de madeira -Suporte Universal
-Espátula de inox -Rolha perfurada -Pipeta 1 ml
-Estante com 6 tubo de ensaio -Cânula de vidro
Reagentes
-Substância Orgânica (SP) -Solução de hidróxido de bário (Ba(OH)2)

Relacionados