AULA PR TICA DE PICNOMETRIA

632 palavras 3 páginas
PICNOMETRIA- DENSIDADE RELATIVA DE LÍQUIDOS

INTRODUÇÃO A picnometria é uma técnica laboratorial utilizada para fazer a determinação da massa específica e da densidade de líquidos. Pode também determinar-se a massa específica e a densidade de sólidos, devendo antes ser dissolvido. O picnômetro é uma vidraria especial utilizada na picnometria, que possui baixo coeficiente de dilatação. A água é utilizada como substância padrão na picnometria, à temperatura ambiente (25 °C).
A densidade relativa é uma propriedade física característica de cada substância e a sua determinação pode ser utilizada para a indicação de substâncias desconhecidas, comparando o valor encontrado experimentalmente com valores tabelados. O seu valor pode ser determinado comparando a massa volumétrica das soluções com a massa volumétrica da água a 4ºC. Como esta varia com a temperatura é importante fazer referência à temperatura a que se realiza a atividade experimental.
OBJETIVO
Determinação da densidade relativa de um líquido por picnometria – em que o seu objetivo é medir a densidade relativa do etanol e butanol pela técnica do picnômetro.
MATERIAS E REAGENTES
- Picnômetro de líquidos
- Papel Absorvente
- Termômetro
- Balança analítica
- Becker de vidro
- Etanol
- Butanol
- Água Destilada
PROCEDIMENTO
- Calibração do volume do picnômetro
Pese o picnômetro vazio em balança analítica. Encha o picnômetro com água (conforme instruções dadas na aula), mantenha o picnômetro no banho por cerca de 10 minutos a 25°C, e a seguir enxugue a parte externa e determine a massa do mesmo com a água. Use a densidade da água para determinar o volume do picnômetro. -Medidas da densidade de líquidos Determinação da densidade do etanol e butanol:
• Lave três vezes o picnômetro com um pequeno volume do líquido cuja densidade será determinada (etanol e butanol) para remover os resíduos de água do seu interior.
• Em seguida encha o picnômetro com o solvente termostatizado. Mantenha o picnômetro no banho por

Relacionados