AULA PRÁTICA DA PROTEINA

Páginas: 5 (1054 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2014













TEMA DA AULA: IDENTIFICAÇÃO DE PROTEINA

IVANEIDE DOS SANTOS SILVA





































RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS
TEMA DA AULA : IDENTIFICAÇÃO DE PROTEINA

IVONEIDE DOS SANTOS SILVA


















CAXIAS (MA)
2014

INDICE

1 - RESUMO 04
2 - INTRODUÇÃO 053 - MATERIAIS E METÓDOS 06
4 - PROCEDIMENTOS 07
4 - RESULTADOS E DISCURSSÕES 08
5 - CONCLUSÃO 09
6- REFERÊNCIAS 10




















1 RESUMO
Esta experiência, realizada no âmbito do módulo 3 (Biomoléculas) pretendeu demonstrar como a proteína Ovo albumina reage exposta a diferentes reagentes. Para tal, foi preparada uma bateria de testes, com o objetivo de verificar adesnaturação protéica por agentes diversos, demonstrando a utilidade dessa estratégia, para identificar a presença de albumina numa mistura biológica. Para que certas substâncias presentes na amostra em estudo não se misturem com o reagente de identificação, impedindo/dificultando a reacção com a substância química que se procura detectar, utilizou-se, para comparação, uma amostra-branco (águadestilada - não tem, convictamente, a substância a detetar), sendo considerada a amostra obtida a partir do ovo como amostra-padrão (aquela em que se sabe existir a substância a analisar).



















4
2- INTRODUÇÃO
O Relatório vem expor, como é feitar a determinação de Identificação de proteínas nos alimentos, que são os alimentos, clara de ovo fígado de boi, amidode milho, sal, gelatina em pó. As cadeias polipeptídicas estão enroladas em forma de hélice ou ligadas lateralmente a outras cadeias formando folhas. As forças intermoleculares responsáveis por estes arranjos conformacionais são, predominantemente, as ligações de hidrogênio entre os grupos carbonilo, e os hidrogênios do grupo amino. A desnaturação ocorre quando os seus enrolamentos e agrupamentoscaracterísticos são desfeitos. Pode ser provocada por agentes externos diversos - variação da temperatura, forças de cisalhamento ou valores de pH extremos. A albumina é uma proteína de alto valor biológico presente na clara do ovo (proteína majoritária), no leite e no sangue. É solúvel em água, moderadamente solúvel em soluções salinas e sofre desnaturação por ação térmica. Possui propriedadesantigênicas que a tornam termo-estável (resistente à desnaturação térmica). Pode ser encontrada no plasma, diferindo das outras proteínas plasmáticas por não ser glicosilada (não possui um resíduo açúcar). A sua síntese está ligada ao fornecimento de aminoácidos estruturais ao fígado e daí a sua sensibilidade à desnaturação protéica. As proteínas são polímeros de aminoácidos unidos por covalência,através de ligações peptídicas, uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida.
Ao relatar essa estrutura de uma proteína é adequado discorrer a sua complexidade através de sua estruturas:
1. Estrutura primária - É a seqüência de aminoácidos ao longo da cadeia polipeptídica, específicapara cada proteína.
2. Estrutura secundária - Descreve a formação de estruturas regulares pela cadeia polipeptídica. Pode ser α-hélice, folha pregueada.
3. Estrutura terciária - Descreve o dobramento final da cadeia polipeptídica por interação de regiões com estrutura regular.
4. Estrutura quaternária - Descreve a associação de duas ou mais cadeias polipeptídicas de estrutura terciária.

5
3- MATERIAIS E METÓDOS



2 Tubos de ensaio


1 Baquér


2 Ponteiras


Porta tubo de ensaios


2ml de clara de ovo


2ml de água destilada

2ml de NACL


Pipeta automática



ALIMENTO UTILIZADO;
CLARA DO OVO
REAGENTES;
Ácido Sulfúrico
Álcool etílico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aula pratica de proteinas
  • Aula pratica sobre proteinas
  • Aula prática de bioquimica ii
  • AULA PRÁTICA: CARACTERIZAÇÃO DE PROTEÍNAS (REAÇÃO DE BIURETO)
  • pratica de proteinas
  • aula de proteinas
  • Aula proteinas
  • Aula de proteína

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!