aula pos modernismo 140222101750 phpapp02

850 palavras 4 páginas
Disciplina: Estudos do Contemporâneo
Prof.: Ms. Laércio Torres de Góes

Novo fenômeno: O fim dos regimes comunistas do leste europeu, as medidas econômicas neo-liberais, a transnacionalização das economias e culturas, a criação de uma arte mais preocupada em registrar o cotidiano que em idealizar o belo.
Mudanças em vários campos e artes: literatura, arquitetura, pintura, cinema, filosofia. Novo conceito: O vocábulo pós-modernismo servia então àqueles novos tempos que os indivíduos pareciam desencantados com as lutas políticas e, por isso, centravam suas energias na busca de um enriquecimento e uma satisfação cada vez menos associada ao coletivo, no qual a arte já não mais queria representar ou interpretar o real, mas apenas apresentá-lo em sua forma mais banal e cotidiana e que, até mesmo mais que o real, importavam os seus simulacros.
Vocábulo vago e impreciso. Mais que definir, ele sugeria, mais que afirmar, ele negava. Negação do modernismo. A arte e os movimentos culturais deveriam traduzir o caos do ambiente do capitalismo tardio, sem propostas claras, sem pontos de chegada.

Relação de continuidade ou de ruptura com o modernismo.
Sentimento de desamparo e questionamento do status quo após a I e II
Guerras Mundiais.
Modernismo
Período de mudança, de progresso;
Maior racionalidade científica ou um certo tipo de atitude diante vida;
Nas artes, como um movimento dos fins do século XIX e início do XX concebido numa Europa marcada por avanços tecnológicos e novas configurações políticas.

Termo ressurge no final dos anos 50 na arquitetura, com uma conotação negativa, indicando aquilo que era menos moderno.
Pós-moderno passou a ser sinônimo da busca do antigo e não de um hiper-modernismo, significando o reaproveitamento das formas clássicas. Nos anos 60, termo invadiu as artes plásticas, definindo a postura de oposição dos artistas ao subjetivismo e hermetismo que tinha tomado conta das artes modernas. Em 1962, o Pasadena Museum of Califórnia
Art, nos Estados

Relacionados