aula espsecial

1825 palavras 8 páginas
EXERCÍCIOS DE ATUALIDADES – PROFESSOR WAGNER COSTA (AULA: 1)

1-Nas últimas décadas, a globalização da economia tornou cada vez mais importante o sistema financeiro internacional. Ele é formado por um conjunto de normas, práticas e instituições (que fazem ou recebem pagamentos das transações realizadas fora das fronteiras nacionais).

Dessa forma, o sistema envolve as relações de dezenas de moedas do mundo, sendo vital para o fechamento das balanças comerciais e de pagamento dos países do mundo. Em síntese, são três as funções do sistema monetário internacional: provisão de moeda internacional, as chamadas reservas; financiamento dos desequilíbrios formados pelo fechamento dos pagamentos entre os países; e ajuste das taxas cambiais. Tomando por base o tema proposto e assuntos correlatos, julgue os itens a seguir como sendo certos ou errados.

01-( )-A aceleração do crescimento das transações comerciais e o impressionante aumento do fluxo de turistas no mundo determinaram uma intensificação das trocas de uma moeda por outra (câmbio), criando uma maior interdependência entre os países.
02-( )- Uma recessão econômica ou a crise financeira de um país pode afetar muito rapidamente outras nações o que explica a necessidade de um sistema monetário internacional, para servir como um amortecedor dos impactos dessas transformações, melhorando e facilitando as relações entre nações tão interdependentes na atualidade.
03-( )- O que se convencionou chamar de Neoliberalismo é uma prática político-econômica baseada nas idéias de que o governo já não podia mais manter os pesados investimentos que haviam realizado após a II Guerra Mundial,principalmente após as crises do petróleo da década de 1970, pois agora tinham déficits públicos, balanças comerciais negativas e inflação. Defendiam, portanto, uma redução da ação do Estado na economia.
04-( )- Do ponto de vista do “globalizador” pode ser definida como o processo de internacionalização das práticas

Relacionados

  • performance
    592 palavras | 3 páginas
  • Trabalho sobre diversidade
    1557 palavras | 7 páginas