AULA EBD LIÇÃO 8 EDITORA BETEL 2014

1757 palavras 8 páginas
AULA EM 08 DE JUNHO DE 2014 – LIÇÃO 10
(Revista: EDITORA BETEL)

Superando o Complexo de Inferioridade

Texto Áureo: Juízes 6.15 _________________________________________ PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição você terá mais uma difícil tarefa de apresentar uma enfermidade expressada por comportamentos não cristãos de inferioridade.
- “imagem que fazemos de nós mesmos”, com este complexo a pessoa se vê em situação inferior e acredita que as pessoas a está diminuindo em tudo.
- “imagem distorcida de si”, a pessoa vê algo fora da realidade, enxerga seus defeitos acima das qualidades.
- “A denominação "complexo de inferioridade" foi criada por Alfred Adler (1870-1937), médico psiquiatra, para designar sentimentos de insuficiência e até incapacidade de resolver os problemas, o que faz com que a pessoa se sinta um fracasso em todos, ou em alguns aspectos de sua vida. É o que hoje chamamos de baixa auto-estima, que é quando não se tem consciência de seu valor pessoal. A baixa auto-estima pode comprometer todos os relacionamentos, seja pessoal, profissional, afetivo, familiar, social.

_______________________________________________
1. O que provoca o complexo de inferioridade
- “Ele desconhecia sua própria capacidade”, Gideão acreditava que jamais seria capaz de realizar obra como aquela, por isso ele precisou de tantas comprovações de que Deus estava com ele.

1.1. Os principais sintomas do complexo de inferioridade
- “sentimento de culpa”, sentimento que vem depois de algum fracasso, mesmo que a pessoa não tenha toda a responsabilidade, é o sentimento de que as coisas deram erradas porque ele é um inútil e não faz nada direito.
- “instável emocionalmente”, a instabilidade emocional se caracteriza pelos altos e baixos do estado psicológico, em um momento a pessoa está alegre e animada e em outro fica triste e chateada e até agressiva.
- “posição desdenhosa”, não confundir com pessoas pacatas, que são pessoas moderadas e seguem um padrão

Relacionados