AULA EBD LIÇÃO 8 EDITORA BETEL 2014

Páginas: 8 (1757 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2014
AULA EM 08 DE JUNHO DE 2014 – LIÇÃO 10
(Revista: EDITORA BETEL)

Superando o Complexo de Inferioridade

Texto Áureo: Juízes 6.15
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição você terá mais uma difícil tarefa de apresentar uma enfermidade expressada por comportamentos não cristãos de inferioridade.
- “imagem que fazemos de nós mesmos”, comeste complexo a pessoa se vê em situação inferior e acredita que as pessoas a está diminuindo em tudo.
- “imagem distorcida de si”, a pessoa vê algo fora da realidade, enxerga seus defeitos acima das qualidades.
- “A denominação "complexo de inferioridade" foi criada por Alfred Adler (1870-1937), médico psiquiatra, para designar sentimentos de insuficiência e até incapacidade de resolver osproblemas, o que faz com que a pessoa se sinta um fracasso em todos, ou em alguns aspectos de sua vida. É o que hoje chamamos de baixa auto-estima, que é quando não se tem consciência de seu valor pessoal. A baixa auto-estima pode comprometer todos os relacionamentos, seja pessoal, profissional, afetivo, familiar, social.

_______________________________________________
1. O que provoca o complexode inferioridade
- “Ele desconhecia sua própria capacidade”, Gideão acreditava que jamais seria capaz de realizar obra como aquela, por isso ele precisou de tantas comprovações de que Deus estava com ele.

1.1. Os principais sintomas do complexo de inferioridade
- “sentimento de culpa”, sentimento que vem depois de algum fracasso, mesmo que a pessoa não tenha toda a responsabilidade, é osentimento de que as coisas deram erradas porque ele é um inútil e não faz nada direito.
- “instável emocionalmente”, a instabilidade emocional se caracteriza pelos altos e baixos do estado psicológico, em um momento a pessoa está alegre e animada e em outro fica triste e chateada e até agressiva.
- “posição desdenhosa”, não confundir com pessoas pacatas, que são pessoas moderadas e seguem um padrãoo tempo todo. Sintomas: ausência de estima uma pessoa oculta sempre se escondendo se ausentando de situações com medo de aparecer Êx: 4;10,11.

1.2. Complexo de inferioridade na Igreja
- “incapazes para fazer algo mais”, na verdade esse problema é normal até um certo ponto, pois todos tem receio de realizar algo de maior expressão na igreja.
- “uma visão embaçada”, para o pessimista não épossível fazer nada, tudo é difícil e ruim. É a forma de ele ver a vida e a si mesmo.
- Lc: 24;13 tem uma narrativa tratando de dois discípulos, os quais Lucas tomou o cuidado de mencionar que eram discípulos porém não fazem parte dos doze (é provável que estejam entre os setenta que Jesus enviou), mas conheciam o que havia de acontecer mesmo assim foram tomados por um pessimismo que os segou aponto de não conhecerem o Senhor. Somos Cristãos porém ainda estamos sujeitos a essa sentimento devemos vigiar para que a dúvida não ache lugar em nossos corações.

1.3. Como se comporta quem sofre desta enfermidade
- “quem vive o passado...vive o futuro...”, se refere às pessoas que não se integram na realidade do presente, sendo pessimista quanto ao passado e futuro. É diferente de alguém quelembra do passado com alegria ou olha o futuro com esperança.
- “nos quais obtiveram sucesso”, por não se sentirem capazes, eles se desapegam dos projetos atuais e passam a viver dos sucessos do passado.
- “indivíduos que não valorizam o presente”, no presente nós caminhamos orientados pelo conhecimento do passado e é no presente que preparamos o futuro. Tudo acontece no presente, a Bíblia nosexorta a viver o presente, parafraseando o personagem de um certo filme, “o presente é uma dádiva de Deus, por isso se chama presente.”

2. Gideão e o Anjo do Senhor
- “complexo de inferioridade desenvolvido por ele”, em toda a passagem bíblica notamos que Gideão tinha esse complexo, porém convém lembrar que Gideão ainda não tinha tido o seu encontro com Deus. Assim na igreja é normal alguém vir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ebd
  • Lição 3 Ebd
  • resumo da lição EBD
  • Saneamento B Sico Aula 8 2014
  • Aula para EBD
  • Catálogo 2014
  • lição 8
  • Licao 8 A Ovelha Perdida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!