aula digitadas de história-Professor Wilson filho CEUB

29126 palavras 117 páginas
20 aula
Sociedade Sem escrita.

A diferença da sociedade contemporânea e a sociedade sem escrita é o grau de complexidade.
A sociedade sem escrita não desenvolveu nenhum forma de registro simbólico, pictórico de si próprio. E mais do que isso, nenhuma dessas sociedades desenvolveu um conceito similar ao nosso, ou seja, um conceito de tempo linear. Nessas sociedades, não se pensa numa história que tenha começo, meio e fim e preenchida de fatos desse começo e desse final. Na verdade o tempo nessas sociedades não é linear, mas sim, cíclico.
A ideia de uma perspectiva de uma sociedade sem escrita é de como foi ontem, será hoje e será amanhã, ou seja, é a ideia de um ciclo que se repete e que se reproduz no tempo sem marcas. Sem uma definição de começo, meio e final. Tanto que, a forma de falar de si própria da sociedade sem escrita, não são história, não são relatos de fatos, mas, principalmente, relato de mitos o uso da mitologia.
Porque mito? Porque o mito não tem momento temporal. Um mito nunca aconteceu, mas é como se ele tivesse acontecendo sempre. E ele fosse continuar acontecendo sempre.
Mas estamos falando então, mencionando a chamada sociedade sem escrita da primeira forma de organização social a surgir na humanidade, por assim dizer. O que eu quero dizer com isso é que aonde emergiu a humanidade organizadamente e antes do surgimento das sociedades mais complexa em todos os lugares, sem exceção os grupos humanos eram organizados dentro de um grupo social similar, semelhante ao que nós vamos conversar hoje.
Então, aproximadamente, entre 200 a 300 mil anos atrás, sabemos que já havia organizações humanas próximo, ou muito próximo do que ao que a gente vai tratar hoje.
Ora senhores, se eles não tinham escrita e se eles não tinham história, como você acham que sabemos alguma coisa a respeito deles hoje?
O que sobra de relato costumeiro e, principalmente, de mitologia chega até a gente e ajuda a entender. A pesquisa arqueológica, seja em caverna,

Relacionados