Aula de Biologia CAAI

1290 palavras 6 páginas
Células

Tecidos

Órgãos

Indivíduo
Sistemas

Existem cinco substâncias que são essenciais para o metabolismo de um indivíduo. São elas: •






Água
Sais Minerais
Carboidratos
Lipídeos
Proteínas
Ácidos Nucleicos

A Água é um excelente solvente. Isto confere a ela grande importância pois, algumas substâncias
(chamadas HIDROFÍLICAS) interagem com a água, sendo dissolvidos. Exemplo: O sangue é um composto de água na qual diversas partículas estão dissolvidas. Algumas substâncias (chamadas
HIDROFÓBICAS) não se dissolvem em água
(gordura, por exemplo). Como estas substâncias vão “correr” pelo organismo sem um solvente adequado? A resposta é que estas substâncias são dissolvidas em gordura (lipossolúveis).

Importante: A água está presente nas reações químicas do corpo, chamadas reações de hidrólise (“quebra pela água”). Além disso, a água é produto de diversas reações corpóreas de desidratação. Os seres vivos possuem mais de 70% de água em seu corpo. Essa porcentagem varia em cada tipo de célula e com a idade do organismo.
Por exemplo, o cérebro tem quase 4x mais água do que os ossos, e os tecidos embrionários têm muito mais água que as células adultas, pois a taxa de água decresce conforme aumenta a idade do organismo. A quantidade de água também pode variar conforme a espécie: os seres humanos possuem aproximadamente 63% de água em sua composição, e as águas-vivas, 98%.
Por possuir um ponto de ebulição alto e um ponto de congelamento baixo, a água é a principal mantenedora do metabolismo humano.

Os sais minerais são substâncias formadas por íons (lembrar da carga) e são extremamente importantes para o funcionamento do organismo, possuindo diversas funções.

Os sais minerais são substâncias essenciais ao bom funcionamento do metabolismo, participando da estruturação do organismo (constituindo os ossos) e até mesmo integrando reações direta ou indiretamente vitais, por

Relacionados