AULA CIRURGIA TORACICA

937 palavras 4 páginas
Procedimentos em Cirurgia Torácica

Drenagem Torácica: Procedimento de simples execução mas muito importante, sendo o procedimento mais importante do tórax em emergência.

Toracocentese: Punção com agulha no torax. Introdução de uma agulha no torax do pct com a finalidade de retirar alguma coisa desse tórax (maioria das vezes – líquido). Tipos – com relação ao objetivo: Diagnóstica – tirar algo em torno de 60-100 mL, uma média de 80 mL de líquido para mandar para análise (etiologia). De alívio – já se tem a etiologia e a técnica é utilizada para alivio ventilatório do pct (p. ex. Pct com ICC Grau III ou IV cujo tratamento com inotrópicos começa a falhar) – melhorar a dinâmica respiratória. Na maioria das vezes as modalidades se sobrepõem. Técnica segura: Inicialmente começa pelo posicionamento do pct - o ideal seria com o tórax inclinado apoiado numa mesa como anteparo, 2 ou 3 travesseiros para elevar o bordo da escápula e abre o espaço intercostal, facilitando a realização do procedimento – expõe a área de segurança – assim dificilmente se puncionará dentro do abdome, por trás ou dentro do retroperitônio. Outra posição pct sentado, pega o suporte do soro, para puncionar do lado direito, me posiciono À esquerda e pede-se para ele segurar com a mão direita (cruzar). A ponta da escápula dá a referencia que esta área de segurança esta exposta. Um cm/dedo abaixo, a primeira costela/espaço intercostal é a área de segurança (5º EIC)
Obs.: O 6 EIC é qd o pct esta sentado.
Para pct acamado – eleva-se a cama ou guiado por USG

Lembrar de puncionar na area avascular do espaço intercostal para não causar iatrogenia

Linha imaginaria que passa pelo apêndice xifoide e encontra-se com a linha axilar posterior

Anestesia local – um botão na pele xilocaína a 1 ou 3% – para introduzir a agulha, não doi mt. Perpendicular ao bordo superior da costela inferior. O ideal é introduzir um pouco de anestesico no espaço pleural

Obs2: Na hiperidrose – introduz uma sonda

Relacionados

  • Tomografia computadorizada
    21071 palavras | 85 páginas