Aula Circ Eletr 1 Fatesf Cap 12 Cap 13 Modo De Compatibilidade

2805 palavras 12 páginas
CAPITULO 12
INDUTORES
Neste capitulo iremos estudar um outro elemento chamado de indutor, que possui varias características de resposta semelhantes em muitos aspectos ao capacitor.
A LEI DE FARADAY PARA A INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA:
Quando um condutor retilíneo se desloca em um campo magnético de tal forma que o numero de linhas de campo que o atravessam varia com o tempo, é induzida uma ddp entre seus terminais.

Gerando uma tensão induzida a partir do movimento de um condutor em um campo magnético.

Se uma bobina de N espiras é colocada em uma região onde o fluxo esta variando, como na figura abaixo, a tensão induzida na bobina pode ser calculada com o auxilio da lei de Faraday:

e=N


(volts, V ) dt Onde N é o numero de espiras da bobina e é a taxa de variação do fluxo que atravessa a bobina.Para que o fluxo varie basta que a bobina esteja se movendo em uma região onde o campo não é uniforme ou que a intensidade do campo esteja variando.

A LEI DE LENS:
Vimos anteriormente que o campo magnético nas vizinhanças de uma bobina de N espiras percorrida por uma corrente I tem o aspecto:

Quando a corrente varia, o fluxo que atravessa a bobina também varia (conforme visto anteriormente) essa variação do fluxo induz uma tensão entre os terminais da bobina. anteriormente), bobina A polaridade dessa tensão é tal que ela tende a estabelecer uma corrente na bobina que produz um fluxo no sentido contrario ao fluxo original.
A lei de lens:
“Um
Um efeito ocorre sempre de forma a se opor a causa que o produziu. produziu ”

AUTO-INDUTÂNCIA
AUTO
INDUTÂNCIA
A propriedade de uma bobina se opor a qualquer variação de corrente é medida pela sua autoindutância, L.
Os indutores são bobinas de varias dimensões projetadas para introduzir quantidades especificas de indutância em um circuito. circuito A indutância de uma bobina depende das propriedades magnéticas de seu núcleo. Materiais ferromagnéticos são freqüentemente usados para aumentar a indutância, aumentando o fluxo no interior

Relacionados