AULA ATIVIDADE 02 COMPET NCIAS LINGU STICAS NA COMUNICA O

537 palavras 3 páginas
COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

AULA ATIVIDADE 02: COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS NA COMUNICAÇÃO

1) O texto I, extraído da esfera humorística, possibilita uma reflexão importante: qual a importância dos conhecimentos ortográficos na redação de textos no ambiente profissional? R.: Ter domínio na língua portuguesa, tanto na fala quanto na escrita, é de suma importância no ambiente profissional. Para que quando for redigir um texto, utilizar uma linguagem formal e de fácil entendimento, praticidade e rapidez em escrever, por não haver dúvidas, e ter domínio na escrita para que o receptor tenha um melhor entendimento.

2) As dúvidas apresentadas pelo personagem do texto I podem ser as mesmas enfrentadas, de forma similar, por várias pessoas em diferentes situações. No ambiente administrativo/empresarial, quais seriam os efeitos de falhas dessa natureza?

R.: Às vezes escrever de forma errada pode mudar o sentido do texto ou frase, dessa forma, o receptor pode entender outra coisa, não o que emissor quer passar através do texto.
Ex.:
Acender: por fogo;
Ascender: elevar-se.
Absolver: inocentar;
Absorver: esgotar, consumir.
Arrear: por arreios;
Arriar: abaixar
Caçar: perseguir;
Cassar: anular.
Cessão: ato de ceder;
Sessão: período de tempo ex.: tempo de duração de uma reunião;
Seção: departamento, divisão.
Cheque: ordem de pagamento;
Xeque: lance de jogo de xadrez.

3) Observe esta informação, extraída do texto II: “O brasileiro é muito tolerante, principalmente com o português falado. Ao telefone, tudo pode, na sala de reunião, informalidade total. E tenta-se colocar mais rigor no texto escrito, mas fica difícil se, em 99% do dia a dia profissional, é permitido ser informal”. Quais os efeitos dessa suposta postura do brasileiro na qualidade da comunicação empresarial?

R.: Não é fácil falar de um jeito e escrever de outro. Ter o hábito de falar informalmente dificulta mais a escrita depois. Essa postura causa, muitas das vezes, erros na escrita, que por sua vez não e muito

Relacionados

  • 28 Vittorio Leandro Oliveira Lo Bianco Preliminar
    45677 palavras | 183 páginas