Aula Arteterapia Com Crian1 Parte Alunos Salvo Automaticamente 0

1162 palavras 5 páginas
ARTETERAPIA COM CRIANÇA
Profª Carla Maciel
“Da criança que fomos, guardamos lembranças e sementes; para atender precisamos resgatar nossa criança interna, presentificando-a durante as sessões: nossa parte espontânea, divertida, brincalhona é trazida nos atendimentos, fazendo do consultório um laboratório de vivências”. Zanella (2004)

A CRIANÇA














Historicamente, nota-se uma transformação na forma como a criança era vista e tratada. No século XVII, entendia-se a criança como um
“adulto em miniatura”.
Família medieval - após o desmame, quando a criança adquiria a capacidade de se autogerir, esta passava a participar das atividades sociais dos adultos. (Arte medieval)
Aprendizagem – desrespeito ao grau de maturidade. Limitações eram desconsideradas. A partir do séc XVIII (transformações político-econômicas) a criança passa a ocupar um lugar de destaque na família.
Riqueza econômica; sentimento de infância; escolarização (educação formal); pediatria e pedagogia (literatura específica); diferenciação entre criança/adolescente/adulto. A teoria da evolução da criança surge primeiramente através de observações dos próprios filhos (Darwin 1877, Pestalozzi 1774). Não era atribuído valor científico a esses diários.
Stanley Hall (séc.XIX)- precursor do estudo sistemáticos de grupos de crianças. Criança torna-se objeto de estudo e fonte de informação sobre a natureza humana.
Freud – papel da infância na neurose e no desenvolvimento da personalidade humana.
Hoje sabe-se que as experiências ocorridas na infância influenciam o desenvolvimento e ajustamento psicológico e social do indivíduo. A infância é a raiz que sustenta e molda o nosso vir–a-ser. É um terreno fértil de possibilidades de onde brota a nossa personalidade.
Teorias do desenvolvimento – referenciais (linhas diretrizes) daquilo que é tipicamente esperado dentro de uma determinada faixa etária, em uma determinada cultura.
Apesar das propostas da psicologia do desenvolvimento, é fundamental
a

Relacionados