aula 6 ava 2semestre

1063 palavras 5 páginas
O ALUMINIO
Apesar de o alumínio ser um metal encontrado em abundância na crosta terrestre (8,1%) raramente é encontrado livre. A produção de alumínio começa com a matéria-prima bauxita, uma rocha que geralmente é encontrada próxima à linha do Equador e que é lavrada a poucos metros abaixo do solo.
O processo de obtenção do alumínio ocorre em duas etapas: a obtenção da alumina pelo processo Bayer e, posteriormente, a eletrólise do óxido para obter o alumínio.

CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS E FÍSICAS E APLICAÇÕES
O alumínio é um elemento químico metálico trivalente, leve, sólido cristalino, de cor branca-prateada, de símbolo químico Al e sem odor característico. Incluso no conjunto dos metais representativos, com número atômico igual a 13 (grupo do boro) e uma massa atômica relativa de 26,98. O alumínio possui ponto de fusão de 660°C, o que é relativamente baixo comparado ao do aço, que é da ordem de 1570°C. A leveza é uma das principais características do alumínio. Seu peso específico é de cerca de 2,70 g/cm3, aproximadamente 5% do peso do aço e 30% do peso do cobre. Possuindo uma condutibilidade térmica 4,5 vezes maior que a do aço.
Encontra-se nos compostos químicos na forma de Al 3+, com poucas exceções. São conhecidos nove isótopos do alumínio, com números de massa entre 23 e 30, ocorrendo naturalmente, apenas, os isótopos 27Al e 26Al, sendo o primeiro o mais abundante e o segundo o mais estável.
Uma excepcional combinação de propriedades faz do alumínio um dos mais versáteis materiais utilizados na engenharia, arquitetura e indústria em geral. Sua temperatura elevadas, cerca dos 180ºC, reage com a água, produzindo hidróxido de alumínio (Al(OH)3) e hidrogênio (H2), e com outros óxidos metálicos, produzindo o respectivo metal e óxido de alumínio (Al2O3). Ele pode também complexar com espécies ricas em elétrons, como o flúor e o cloro.
Outra característica importante deste metal é a sua excelente resistência à corrosão. Quando exposto ao oxigênio, à água e a

Relacionados