AULA 5 A 8 De PATPOLOGIA

5216 palavras 21 páginas
AULA 5 PATPOLOGIA
1 O estudo dos mecanismos de íons e moléculas dentro do ambiente celular favorece o estudo de diferentes alvos moleculares que abrem perspectivas de pesquisa na cura de doenças e no tratamento farmacológico dessas doenças. Assim, assinale a alternativa correta: R = a. Os íons e moléculas em excesso estão envolvidos nos processos de necrose e apoptose, culminando em morte celular. Comentário sobre a resposta correta: Os íons e moléculas estão envolvidos nos diferentes sistemas biológicos e mecanismos de ação; no entanto, essas substâncias podem, em excesso, desencadear processos de necrose e apoptose, culminando em morte celular.
2 Um evento envolvido com a morte celular é a difusão do íon cálcio (Ca++). Este evento está ligado às membranas de organelas citoplasmáticas. Com relação a este íon, analise as afirmações a seguir:
O cálcio (Ca++) desempenha papel determinante em muitas atividades desenvolvidas pela membrana plasmática e outras estruturas da célula.
2. O íon cálcio atua na ativação da fosforilação oxidativa, no auxílio à manutenção da integridade dos sarcômeros e, principalmente, na ativação das proteínas contráteis. 3. O cálcio envolvido nos eventos da contração muscular é o fator regulatório desde o momento gerador do potencial de ação até o estágio que determina o fim do processo de acoplamento excitação-contração. Comentário sobre a resposta correta: Um evento muito importante que retrata a morte celular é a difusão do íon cálcio (Ca++) relacionado às membranas de organelas citoplasmáticas e também o influxo de cálcio que vem do ambiente extracelular para o interior da célula. O cálcio desempenha um papel determinante em muitas atividades desenvolvidas pela

Relacionados