AULA 5 A 8 De PATPOLOGIA

Páginas: 21 (5216 palavras) Publicado: 19 de junho de 2015
AULA 5 PATPOLOGIA
1 O estudo dos mecanismos de íons e moléculas dentro do ambiente celular favorece o estudo de diferentes alvos moleculares que abrem perspectivas de pesquisa na cura de doenças e no tratamento farmacológico dessas doenças. Assim, assinale a alternativa correta: R = a. Os íons e moléculas em excessoestão envolvidos nos processos de necrose e apoptose, culminando em morte celular.  Comentário sobre a resposta correta: Os íons e moléculas estão envolvidos nos diferentes sistemas biológicos e mecanismos de ação; no entanto, essas substâncias podem, em excesso, desencadear processosde necrose e apoptose, culminando em morte celular.
2 Um evento envolvido com a morte celular é a difusão do íon cálcio (Ca++). Este evento está ligado às membranas de organelas citoplasmáticas. Com relação a este íon, analise as afirmações a seguir:
O cálcio (Ca++) desempenha papel determinante em muitas atividades desenvolvidas pela membrana plasmática e outras estruturas da célula.
2. O íoncálcio atua na ativação da fosforilação oxidativa, no auxílio à manutenção da integridade dos sarcômeros e, principalmente, na ativação das proteínas contráteis. 3. O cálcio envolvido nos eventos da contração muscular é o fator regulatório desde o momento gerador do potencial de ação até o estágio que determina o fim doprocesso de acoplamento excitação-contração. Comentário sobre a resposta correta: Um evento muito importante que retrata a morte celular é a difusão do íon cálcio (Ca++) relacionado às membranas de organelas citoplasmáticas e também o influxo de cálcio que vem do ambiente extracelular para o interior da célula. O cálcio desempenha um papel determinante em muitas atividades desenvolvidas pela membranae em outras estruturas da célula: atua na ativação da fosforilação oxidativa, no auxílio à manutenção da integridade dos sarcômeros e, principalmente, na ativação das proteínas contráteis. Sua ação nos eventos da contração muscular é o fator regulatório desde o momento gerador do potencial de ação até o estágio que determina o fim do processo de acoplamento excitação-contração.
3 A contraçãomuscular sustentada manifesta-se em rigidez e espasmos musculares e resulta em aumento do metabolismo, conhecida também como acidose metabólica e respiratória, com aumento do consumo de O2 e da produção de CO2 e de calor, aumento da concentração de íons cálcio e fosfato e destruição total de ATP.
Os mecanismos compensatórios usados para contrariar a hipertermia, hipóxia, acidose e instabilidadehemodinâmica incluem: 
R=  Hiperventilação.  Comentário sobre a resposta correta: Para compensar a hipertermia, hipóxia, acidose e instabilidade hemodinâmica, o organismo trabalha com mecanismos de perda do excesso de calor e hiperventilação, com o aumentodos níveis de adrenalina, favorecendo a vasoconstrição e a manutenção do débito cardíaco. Por fim, com a rigidez muscular, temperatura corporal elevada, cianose, taquicardia, arritmias ventriculares e hipertensão arterial.
4 No caso da hipoglicemia, a glicose é o principal substrato para a produção de energia na maioria dos tecidos. A esse respeito, julgue as afirmações como Verdadeiras (V) ouFalsas (F): R=  V, V, V, F.  (v  ) A falta de glicose nas células por deficiência nos níveis circulantes de glicose (hipoglicemia) resulta em produção deficiente de energia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AVA aula 5 a 8
  • AULA 5 A 8
  • AVA
  • Direito e legislação
  • Respostas da área restrita (aulas 5 à 8)
  • aulas tema 5, 6, 7, 8 corretas
  • AVA aulas 5 a 8 Direitos Humanos
  • Aula Tema 5 6 7 8

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!