Aula 2 Revolu Es Na Inglaterra Udio

604 palavras 3 páginas
10/02/2015

Aula 2 - Revoluções na Inglaterra

Absolutismo - poder concentrado nas mãos do rei

Rei Henrique VIII tem 3 filhos com a Maria Tudor. Os 3 filhos do rei Henrique morrem, e Jaime VI da Escócia reina no seu lugar. Ele era sobrinho do rei Henrique VIII, e ele vai assumir o reinado. O absolutismo vai começar a crescer novamente, mas a oposição também vai começar a crescer.

Isabel da Inglaterra também pode ser chamada de Elisabeth I. Ela vai fazer as práticas mercantilistas para ter um governo bem sucedido.

(Como o mercantilismo funcionou aqui no Brasil? Quanto mais metal precioso tivesse, mais rico era. )

Mercantilismo - tendência para subordinar tudo ao comércio, ao ganho, ao interesse.

Marguarê Tatcher, primeira ministra da Inglaterra, tinha a política Neoliberal: pra ter rico, tem que ter pobre. Ela pega a política Neoliberal, e quer fazer exatamente o que diz essa política, que é o liberalismo. Mas existem diferença, o Brasil tem muita desigualdade social, o que não se repete lá fora em grande quantidade.

O rei e a rainha não trabalham, mas alguém tem que pagar toda aquela nobreza, então existem ruas de Londres no qual os impostos das lojas vão para a Rainha.

Jaime VI vai querer resgatar a monarquia da excencia mesmo (absolutismo). Esse absolutismo vai entrar em conflito com o parlamentarismo. O seu objetivo era o absolutismo a todo custo. Ele era da dinastia dos Stuarts.

O Rei vai começar a ter problema com 2 setores:

Gentry - pequena e média nobreza rural. Não tinham sangue real. Eles tinham um pedacinho de terra, eram nobreza, mas não tinham sangue real.

Burguesia comercial - comerciantes

Burguesia e nobreza tradicional - quem era de laços de sangue real, quem era filhos deles, os duques, duquesas e os ricos que já haviam sido ricos a anos, décadas e séculos.

Puritanos - religião protestante, nome dado aos calvinistas da Inglaterra. Porque esse nome? Esse nome era uma ironia! Porque os anglicanos, que eram os católicos, diziam:

Relacionados

  • projeto
    10843 palavras | 44 páginas
  • Realidade Virtual aplicada no Desenvolvimento de Jogos Educativos
    24249 palavras | 97 páginas
  • Algoritimos e programaçao
    67521 palavras | 271 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas