AULA 17 SentidoEspiritualdoConhecimento 1

1782 palavras 8 páginas
DISCIPLINA: CONHECIMENTO E SABER

O SENTIDO ESPIRITUAL DO CONHECIMENTO
Adilson Schultz
1. EM TODA PARTE, ATÉ NOS ALTARES
Em toda parte, até nos altares.
Há grandes forças de matéria na terra no mar e no ar que se entrelaçam e se casam reproduzindo mil versões dos pensamentos divinos.
A matéria é forte e absoluta

[Murilo Mendes – poesias]
Eu hei de me precipitar em Deus como um rio,
Porque não me contenho nos limites do mundo.
[Murilo Mendes, Salmo n. 1]

2. SER FELIZ PARA QUÊ?
Numa das raras oportunidades em que a escritora Clarice Lispector gravou uma entrevista televisiva, o jornalista insistiu para que ela respondesse à questão da motivação da sua escritura:
_Afinal, Clarice, para que você escreve? Qual é o sentido dos seus escritos?
Qual é o objetivo final do seu trabalho?
Clarice respondeu repetidamente à insistência do jornalista, sempre com algo como “escrevo por escrever”; “Não penso nisso”; “Estou buscando nada.”, etc.
Como se não estivesse satisfeito com as vagas respostas de Clarice, o jornalista finalmente sugere para ela uma resposta. Formulado livremente seria assim:
_ Mas veja que o sentido disso tudo é ser feliz – disse o jornalista. Todo mundo vive para ser feliz, não é mesmo? Em última análise, você escreve para ser feliz,
Clarice. A felicidade é o sentido último da existência.
Após um breve silêncio, a escritora reagiu soturna:
_ Mas ser feliz pra quê?
Guardadas as devidas proporções e feitas as ressalvas necessárias, essa aula busca uma resposta para a mesma questão colocada para Clarice Lispector: Qual é o sentido último do conhecimento? Qual é o sentido último da existência?
Você já se fez essa pergunta alguma vez? Qual é o sentido da sua vida? Pense um pouco no que você faz, no que você é e no que você pensa a respeito da vida.
1

3. INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL
A inteligência espiritual é a área da vida na qual fazemos as perguntas essenciais sobre a existência: Para quê vivemos? Assim como existe a inteligência racional e a emocional (também

Relacionados