Aula 12 OSTEOPOROSE 11

3479 palavras 14 páginas
Qual a importância de estudar osteoporose? É poder fazer um diagnóstico precoce, começar a tratar e evitar que o pct tenha uma fratura. Não adianta tratar depois que a fratura já ocorreu, porque o problema já ocorreu.

O que é osteoporose? É uma doença onde tem uma diminuição da massa óssea com aumento do risco de fraturas por conta desse osso estar mais frágil.

É um distúrbio osteometabólico mais comum no mundo. Acomete mais mulheres (80% dos casos). Em homem é mais raro ter osteoporose, mas hoje em dia com o envelhecimento da população masculina também, pode ter um idoso de 80-90 anos com osteoporose. Existe mais o hábito de pedir densitometria óssea mais para mulher, pq depois que entra na menopausa e cai o estrogênio, esse risco aumenta muito. Osteoporose em homem vier por volta de 30-50 anos de idade, pode ficar atento e investigar uma causa secundária de osteoporose (se foi algum remédio ou doença que levou este homem a ter osteoporose).

Então, qual a importância de estudar também osteoporose? Pelo tanto de fraturas que tem, seja no fêmur, coluna e elas vai causar dor intensa, perda de altura, cifose, e morbidade é muito importante. Fraturas no colo do fêmur é perigosa e a taxa de mortalidade em pacientes de mais de 80 anos é de 40%. Aquele velhinho que era ativo, agora está acamado, pode correr o risco de fazer uma TVP porque não movimenta, depressão, escara que pode causar uma infecção e morrer de sepse. É importante tentar evitar uma fratura por osteoporose. As vezes o paciente acha que caiu e quebrou o osso e as vezes o osso está tão fragilizado que quebrou espontaneamente levando-o a cair (isso mostra o quanto este osso está frágil). O idoso estava num carro e bateu o joelho no painel e fraturou, daí foi um trauma. Se o pct estiver normal e quebrar o osso espontaneamente e cair devido esta fratura é porque esse osso já está muito frágil.
No Brasil tem uma estimativa que 10 milhões de pessoas tenham osteoporose. Em Recife o Dr. Francisco

Relacionados